Homenagens e muita animação marcam a celebração dos 33 anos do PAI

10 de novembro de 2023 - 13:30 # # #

TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Homenagens, música e muita animação marcaram a celebração dos 33 anos do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), realizada nesta quinta-feira (9), no Náutico Atlético Cearense. A celebração contou com a participação de associados e seus familiares, gestores e técnicos da Seplag, além de convidados.

A programação da celebração contou com a entrega de medalhas aos aposentados nonagenários, que agora passam a fazer parte da Academia de Decanos do PAI; entrega de comendas aos homenageados do ano de 2023, em reconhecimento ao apoio prestado ao programa; o tradicional “parabéns” e a dança da valsa do programa, com a participação dos aposentados. Houve ainda muita música e dança para o público presente.De acordo com Guirlanda Ponte, coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado da Seplag, o momento festivo é muito aguardado e organizado sempre com muito cuidado pela equipe do programa. “Já é tradição comemorarmos o PAI, programa que, desde a sua criação, é pioneiro no Brasil como iniciativa pública para inclusão, integração e socialização dos aposentados do serviço público estadual. Cuidamos de tudo pensando na celebração, alegria e integração dos servidores associados, mas também em homenagear aqueles que nos apoiam no dia a dia no desenvolvimento das diversas ações”, pontua Guirlanda.

Uma das homenageadas da noite, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Copai. “Parabenizo a todos por esse trabalho tão longevo, que faz com que nós tenhamos a certeza de que seremos cuidados na nossa aposentadoria. Vocês têm feito um trabalho inestimável com todas as pessoas que deixam a atividade laboral”, ressaltou.

“Essa homenagem tem um sentido muito especial. Ficará em um local de destaque, mas ficará também no local em que muitas pessoas não verão que é no coração. Nós comemoramos 33 anos de um trabalho especial porque é o reconhecimento e uma honra àqueles que nos antecederam. Então, que nós nunca esqueçamos daquelas pessoas que pavimentaram o caminho por onde nós passamos. E que possamos sempre agradecer, a cada dia, tudo o que fizeram. Porque certamente, nós agentes públicos, fazemos por paixão e com prazer tudo aquilo que nos dedicamos. Nós somos servidores públicos. Públicos para servir ao público e tudo que fazemos é o melhor que podemos com as condições que nós temos e com os recursos que nos são dados”, destacou a secretária Sandra sobre a emoção de ser homenageada no evento e a importância de celebrar o PAI.

Confira a lista dos homenageados na celebração deste ano:

– Apoio às ações do PAI
1. Secretária do Planejamento e Gestão – Sandra Machado
2. Secretário Executivo de Gestão e Governo Digital – Auler Gomes
3. Secretária Executiva de Planejamento e Orçamento – Naiana Corrêa
4. Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna – Avilton Júnior
5. Secretário Executivo de Políticas Estratégicas para Liderança – Roziano Linhares
6. Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado Do Ceará – Dulce Ane Lucena
7. Coordenadora Administrativo-Financeira da Seplag – Carmem Silvia De Castro
8. Servidora do ano do PAI – Raphaela Waterlôo
9. Voluntária do ano do PAI – Jandira Alves Ferreira
10. Professor do Ano – Luís Roberto Costa

– Decanas
1- Ideuzuite Barboza Costa – 100 anos
2- Maria Altina Gondim Rocha – 90 anos
3- Maria Fátima Peroba Nogueira – 90 anos
4- Maria Odeneida Gomes Farias – 90 anos
5 – Alda Magahães de Almeida – 90 anos

PAI

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) foi criado em 1990, através do decreto n° 21.088/90, marcando pioneirismo em termos de Brasil. Desde então, vem desenvolvendo, de forma sistemática, ações integradas, orientadas a partir dos pressupostos concebidos nas instituições que norteiam a elaboração de políticas públicas para o envelhecimento.

O PAI é gerenciado pela Seplag, por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), proporcionando aos servidores aposentados atividades como oficinas de artesanato, línguas estrangeiras, informática, grupo de teatro, coral, dança e ações de atenção à saúde. A Copai também é responsável pelo Projeto Integrado de Preparação para a Aposentadoria (Pipa), que tem, dentre outros objetivos, minimizar os impactos decorrentes da transição para uma nova fase da vida.