Semana da Pessoa Idosa reaviva sonhos e conscientiza sobre envelhecimento ativo
4 de outubro de 2024 - 16:22 #Copai #PAI #Semana da Pessoa Idosa
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
O que você queria ser quando crescesse? Os sonhos de infância às vezes ficam pelo caminho, mas a vida sempre apresenta oportunidades para aqueles que desejam viver plenamente as experiências que um dia almejaram. É o caso da professora aposentada Helenira Limaverde, que encontrou no Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) a oportunidade de viver o sonho que cultivou ao longo da vida: atuar. Nesta sexta-feira (4), ela participou do II Festival de Teatro do PAI, que encerrou a programação da Semana da Pessoa Idosa.
“Na minha adolescência, no interior, a gente fazia muito teatro. Mas casei jovem, parei, fui trabalhar, atuei muitos anos na educação. Quando eu me aposentei, já com os filhos criados, pensei: ‘E agora, o que vou fazer da minha vida?’. Aí eu soube do PAI e me matriculei no curso de teatro. Vim trabalhar no teatro, que é o que eu sempre gostei de fazer. Sou uma atriz tardia”, conta, reforçando que não há idade para realizar sonhos.
O II Festival de Teatro do PAI foi acompanhado pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, que reforçou a importância do Programa, desenvolvido por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag-CE, para valorizar os profissionais dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – que dedicaram boa parte das suas vidas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará.
“Temos uma política pública multidimensional. Nós estamos hoje preocupados como vamos encarar novo no século os desafios para o idoso. O PAI tem essa preocupação. Não é apenas um espaço lúdico, é também um espaço para que possamos pensar como enfrentar os desafios da terceira, da quarta e da quinta idade. No PAI, os servidores aposentados têm várias oportunidades de treinamento, capacitação e desenvolvimento de talentos, sempre focando no envelhecimento ativo, na qualidade de vida e no bem-estar dessas pessoas”, afirma o secretário Alexandre Cialdini.
Representatividade
O II Festival de Teatro do PAI também foi um momento para abordar temas relevantes para a sociedade, como a representatividade e os desafios de ser mulher e idosa. Foi pensando nisso que a aposentada Ana Sueli Araruna interpretou a artista mexicana Frida Kahlo.
“Escolhi fazer a Frida porque ela foi uma mulher defensora dos direitos das mulheres mexicanas. Como ela foi muito discriminada e sofreu muitas agressões, eu sempre estudei sobre a sua biografia e me inspirei no que ela dizia, fazia e no seu estilo de vida. Montei essa pequena peça em homenagem a ela e a todas as mulheres, além das pessoas idosas, pois são grupos muito discriminados”, disse.
Valorização
Falar sobre envelhecimento também é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a valorização das pessoas idosas e de lembrar aos mais jovens a importância de se preparar para essa fase da vida. “Desde as culturas mais antigas, sabemos que o idoso guarda com ele uma bagagem incrível de experiências e conhecimentos. Hoje, no mundo moderno, ele continua com sua cultura, com sua experiência de vida. Com os estudos mais modernos, fala-se muito do etarismo. Esses estudos mostram que a pessoa idosa precisa ser reconhecida na sociedade. Ela não pode ficar invisível, precisa ser reconhecida, valorizada e usufruir os direitos que a lei lhe oferece. Devagar, a sociedade vai percebendo isso”, diz a aposentada e líder do acolhimento do PAI, Honorina de Deus.
“O PAI é um local onde os aposentados podem viver aquilo que não viveram na juventude, quando estavam correndo no trabalho e buscando educar os filhos. O PAI é um lugar onde o idoso se nutre da arte, da música, da filosofia e dos exercícios físicos. Por isso, nós entendemos que estamos no caminho certo”, acrescenta Honorina.
Pioneirismo
A coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte, lembra que o Ceará é um dos estados pioneiros no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os servidores aposentados. “O PAI se notabiliza por ser um programa que este ano celebra 34 anos de vida e em constante evolução. No PAI se pratica qualidade de vida em seu mais autêntico significado”, diz.
Em relação à Semana da Pessoa Idosa, ela explica que a programação contemplou expressões artísticas – como pintura, artesanato, lançamento de livros e apresentações de música, poesia e teatro – para apresentar à sociedade a variedade de talentos existentes entre os aposentados do PAI.
Atualmente, o programa tem uma média de 30 mil atendimentos por ano. As atividades englobam as diferentes dimensões humanas: física, social, intelectual, emocional, afetiva e espiritual. Os interessados em saber mais sobre o Programa podem acessar https://www.seplag.ce.gov.br/gestao-do-servidor/menu-pai/.
Serviço
Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai)
Endereço: rua Oswaldo Cruz, 2366, bairro Dionísio Torres
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h
Fone: (85) 3101-1387 | (85) 3101- 1386 | (85) 98992-7895
E-mail: pai@seplag.ce.gov.br
Instagram: @pai.ceara