Governo homenageia ex-gestores e servidores em alusão aos 60 anos de Planejamento

19 de dezembro de 2023 - 14:07 # # # #

TEXTO: João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil | FOTOS: Hiane Braun - Casa Civil

Também foi lançado o ebook “Resgate histórico dos 60 anos de Planejamento no Ceará”, elaborado pelos técnicos da Seplag

O Governo do Estado homenageou, nesta terça-feira (19), ex-governadores, ex-secretários e servidores públicos durante solenidade em alusão aos 60 anos de Planejamento no Ceará. Comandada pelo governador Elmano de Freitas, o momento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e marcou o lançamento do ebook “Resgate histórico dos 60 anos do Planejamento no Ceará”, elaborado pelos técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Elmano de Freitas destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento do estado. “O Ceará é a prova concreta da importância do planejamento. Se olharmos o que era o Ceará em 1963 para o que vemos hoje, nós podemos comparar claramente o padrão e a qualidade de vida daquela época com o que se tem atualmente. O Ceará é uma prova viva de que o planejar faz diferença na vida das pessoas”, disse.

O Ceará e seus governantes passaram a fazer planos formais há seis décadas, iniciando em 1963 com o I Plameg, iniciativa do governador Virgílio Távora. Desde então, há um plano de governo para cada mandato, o que moldou o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Titular da Seplag, Sandra Machado ressaltou a conexão entre passado, presente e futuro com o início do planejamento no Ceará. “É uma alegria estar aqui hoje celebrando os 60 anos do planejamento no Ceará. Celebrar é importante e necessário, pois o passado é o que fomos e o que somos. Na vida pública, o planejamento é a prova da conexão existente entre passado, presente e futuro. O Ceará tem uma trajetória ativa de planejamento que pavimenta o que presenciamos nos dias de hoje”, pontuou.

Representando todos os ex-secretários homenageados, Silvana Parente lembrou todo o processo de evolução do estado até os dias atuais. “Um dos marcos para o planejamento do Ceará foi a própria Constituição de 1.988, onde começou-se a trabalhar o plano plurianual. Desde então, realmente, temos no Ceará um Governo que planeja, que merece respeito e que pode realmente se equilibrar para melhor prestar serviço à sociedade”, comentou.

Resgate histórico

Durante o evento foi lançado o ebook “Resgate histórico dos 60 anos de Planejamento no Ceará”. A publicação traz os principais fatos da implantação do planejamento público no Ceará e destaca os maiores feitos de cada gestão ao longo das últimas seis décadas. “O ebook é um resgate histórico que ficará disponível para todos. O conteúdo do livro é único. Cada página traz a trajetória do nosso estado. Talvez tenhamos nesse e-book os 16 capítulos mais eloquentes já publicados sobre o povo cearense”, disse Sandra Machado.

“Nós precisamos ter memória. Isso é um mérito de gerações, não só de um governante. Um povo só é grande quando reconhece os atos que foram realizados”, completou o governador Elmano de Freitas.