Seplag apresenta cases de sucesso da administração pública em evento voltado para gestores

29 de janeiro de 2024 - 15:53

TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Júlio Maia

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE) participou, neste sábado (27), no Centro Universitário 7 de Setembro, em Fortaleza, do PMDay Setor Público, um evento dedicado à apresentação de casos de sucesso da administração pública, na busca pela eficiência nos serviços públicos. Na oportunidade, participaram como palestrantes a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; o secretário executivo de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes; e a coordenadora de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado, Ticiana Gentil.

O evento, promovido pelo PMI Ceará (Project Management Institute Ceara Chapter), instituição sem fins lucrativos, focada em apoiar e difundir as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos no Ceará, foi voltado para gestores de diversas áreas. O objetivo foi apresentar os desafios enfrentados pelos gestores públicos no dia a dia, como limitações legais, orçamentárias e financeiras e quais são suas estratégias para superar esses obstáculos e entregar políticas públicas qualificadas.

Durante sua fala na abertura do evento, o presidente do PMI-CE, Cristiano Oliveira, destacou a importância da prática de Gerenciamento de Projetos, independente da área, assim como o momento de compartilhamento de experiências. “Gerir projeto não tem só a ver com tecnologia. Projeto tem a ver com eficácia, eficiência, agregar e entregar resultado, independente do setor que estamos atuando. Fico feliz de estarmos aqui para falar de gestão de projetos no setor público, entender como esta área está inovando. E como cidadão parabenizo nossos palestrantes por estarem levando o profissionalismo para projetos públicos que têm um impacto social enorme”, destacou Oliveira.

A primeira palestrante da manhã, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, abordou o Planejamento Participativo como estratégia para a ampliação da cidadania e fomento ao desenvolvimento socioeconômico da população cearense, destacando o processo de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, realizado pelo Governo do Ceará, ao longo de 2023. Em colaboração com o poder público, a população elencou quais programas e projetos são prioritários para o desenvolvimento da sua região.

“É muito importante trazermos aqui as estratégias que o Estado tem adotado para os serviços chegarem à população. O planejamento participativo e regionalizado foi um grande ganho com os encontros do PPA nas regiões como estratégia da ampliação da cidadania e fomento ao desenvolvimento socioeconômico. Nós sabemos que o Estado do Ceará é homogêneo, se considerarmos a natureza da sua participação no PIB nacional, mas também é muito diverso, assim como o Brasil, nas diversas regiões do próprio Estado. Então, às vezes uma medida que se toma, considerando exclusivamente uma medida geral, ela não atinge aquele território pela população mais presente, por isso, regionalizar o que nós temos é essencial”, pontou a secretária.

PPP

O Papel do estado na celebração de parcerias e os benefícios gerados para a administração e para a sociedade foi a temática abordada na palestra da coordenadora Ticiana Gentil. Em sua apresentação, o público obteve informações sobre como o estado, ao longo do tempo, vem criando parcerias, aprimorando e mantendo uma boa relação com o setor privado, por meio do estabelecimento de regras e de indicadores, para uma prestação de serviços públicos de excelência à população. Essa parceria gera inúmeros benefícios como, aproveitamento da expertise do privado em certas áreas de atuação, tornando flexíveis e ágeis algumas ações públicas, sem, contudo, descuidar do zelo necessário com os recursos públicos.

Transformação Digital

Já a participação do secretário Auler Gomes teve como temática as estratégias e os desafios enfrentados pela administração pública estadual na jornada pela transformação digital. O gestor falou sobre os principais desafios de Governo Digital enfrentados pelo Setor Público, e o papel do gerenciamento de projetos para que esta transformação seja bem-sucedida, assim como trouxe casos de sucesso da administração estadual como Ceará App, Portal de Serviços – Ceará Digital e Suite.