Palestra instiga servidores e colaboradores a refletirem sobre saúde mental
31 de janeiro de 2024 - 15:57 #Janeiro Branco #Qualidade de Vida #Saúde Mental
TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag
O início do ano é um convite a refletir sobre planos, sonhos e ações necessárias para conquistar uma vida mais plena e feliz. É nesse contexto que a campanha Janeiro Branco reforça com a sociedade a importância de olhar para si e avaliar sobre a própria saúde mental e emocional. Para propiciar esse momento de reflexão e estimular a autoanálise e o autoconhecimento entre seus servidores e colaboradores, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), realizou, nesta quarta-feira (31), uma palestra com o psicanalista e consultor de saúde mental corporativa Dênio Lopes.
O palestrante iniciou o evento lembrando o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), que diz que “saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. “A saúde mental implica muito mais do que a ausência de doenças mentais. A felicidade é a percepção de saúde mental quando o indivíduo se encontra em equilíbrio nas diversas áreas da vida: familiar, física, profissional, financeira, social, mental e espiritual”, reforçou o psicanalista.
Para ampliar a compreensão do público sobre o comportamento humano e a saúde mental, Dênio Lopes apresentou a teoria do cérebro trino, desenvolvida na década de 1970 pelo neurocientista norte-americano Paul Mac Lean. De acordo com essa teoria, o cérebro é uma estrutura dividida em três partes distintas, cada uma responsável por um aspecto do comportamento humano: o córtex cerebral é a área ligada à inteligência; o sistema límbico é responsável pelas emoções; e o cérebro reptiliano é a área dos instintos.
“Sabendo disso, imagine que você, um adulto, precise conviver com uma criança e com um animal selvagem dentro de um quarto sem portas e sem janelas. O quarto não possui nenhuma saída. Para que os três habitantes sobrevivam e tenham uma coexistência equilibrada, é preciso que cada um tenha as suas necessidades atendidas. Essa metáfora ilustra o nosso cérebro. Tudo isso é você. Não dá para dividir. Então, todas as suas decisões devem contribuir para esse equilíbrio, devem contribuir para o maior instinto humano, que é a felicidade. São as suas decisões que vão te aproximar ou te afastar desse resultado. A vida consiste em tomar decisões que tenham mais bônus do que ônus”, disse o palestrante.
Para buscar esse equilíbrio, o psicanalista reforçou a importância de olhar para si e avaliar como está cada área da sua vida, dedicando mais tempo e esforço para aquela que precisa de mais cuidados no momento. Ele também apresentou ao público os principais aspectos ligados à saúde mental: autoestima, autocuidado, culpa x responsabilidade, ansiedade e depressão.
Ao encerrar o evento, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, falou sobre o compromisso da Seplag em atuar para promover a saúde e o bem-estar dos seus servidores e colaboradores, preparando momentos como a palestra para estimular o autocuidado. “Precisamos parar um pouco e olhar para dentro de nós mesmos. Às vezes, é difícil fazer isso quando as coisas fora de nós chamam tanto a nossa atenção. Daí a importância de abordarmos esses temas e termos momentos como este no nosso ambiente de trabalho”, afirmou.