Sessão Solene homenageia servidores da carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão

5 de fevereiro de 2024 - 15:51 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: José Leomar - Alece

Em alusão ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão, celebrado em 7 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (5), sessão solene para homenagear servidores da antiga Secretaria da Administração do Estado do Ceará (Sead), que, em 2006, ao se fundir com a Secretaria do Planejamento e Coordenação (Seplan), originou a atual Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). A sessão, realizada no Plenário 13 de Maio, foi requerida pelo deputado estadual e presidente da Alece, Evandro Leitão, que justificou a iniciativa pela importância dos servidores da Seplag para o êxito dos projetos estaduais que impactam positivamente a vida dos cidadãos cearenses.

“Vocês que fazem a Seplag devem se encher de orgulho porque compõem o corpo de profissionais da Pasta mais estratégica do Governo do Estado, atuando de forma transversal em todas as demais secretarias e contribuindo diretamente para a eficiência dos projetos que melhoram a qualidade de vida da população cearense”, afirmou o parlamentar ao abrir a solenidade. “Este momento reconhece a relevância de homens e mulheres que, há décadas, se dedicam à elaboração dos programas que conduzem a administração pública estadual”, acrescentou, lembrando que os servidores homenageados são responsáveis por trabalhos como a elaboração e o monitoramento do Plano Plurianual (PPA), instrumento que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública.

Durante a solenidade, a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa e reforçou a importância de reconhecer e enaltecer os servidores da carreira de planejamento, orçamento e gestão. “Homenagear os nossos servidores na Seplag é um dever de justiça porque, quem acompanha de perto o dia a dias dessas pessoas com um olhar um pouco mais atento, assim como eu desde janeiro de 2023, na condição de Secretária do Planejamento e Gestão, pode testemunhar o compromisso, a dedicação e o profissionalismo com que trabalham, sempre buscando entregar o seu melhor, dia após dia, com o objetivo de fazer desse Estado um lugar melhor e muito mais próspero”, disse.

Ela lembrou ainda que, no ano passado, por ocasião dos 60 anos do Planejamento no Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa homenageou os servidores do Planejamento. “Hoje, porque somos Planejamento e Gestão, estamos aqui com servidores que atuam, ou atuaram, na área de Gestão. Na busca do desenvolvimento, o planejamento público é uma etapa necessária, decisiva. Os planos para o futuro partem de diagnósticos confiáveis, escolhem grandes linhas estratégicas e definem rumos, objetivos e metas. Mas o planejamento sem gestão, sem monitoramento e sem avaliação não permite o alcance dos resultados previamente idealizados. Por isso, faz sentido e justifica a junção de planejamento e gestão”, destacou.

Além do deputado Evandro Leitão e da secretária Sandra Machado, a mesa da sessão solene também foi composta pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Paulo Francisco Banhos Ponte;pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Guilherme França Moraes; pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Saúde (Sesa), Maria Aparecida (Paíta) Façanha; pelo presidente da Associação dos Servidores do Planejamento e Gestão do Ceará (Asseplag), Jorge Edmundo Mendonça Freire; e pelo presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Ceará (Sindlacticínios) e ex-secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, José Antunes Fonseca da Mota.

Homenageados

Na ocasião, foram homenageados servidores indicados pela gestão da Seplag e também por votação interna realizada com servidores e colaboradores da Pasta. Receberam os certificados de homenagem os seguintes servidores da Seplag: Ana Cláudia Machado Pinheiro, Carmen Silva de Castro Cavalcante, Francelina Damasceno Merêncio, Guirlanda de Fátima Távora Ponte, Lauriana Gomes Cavalcante, Raimundo Avilton Meneses Junior, Silvana Mary Lima da Silva e Vanessa Machado Arraes.

“Fiquei muito feliz e grata com a homenagem. Eu apenas fui uma representante de toda a equipe da Seplag, principalmente das pessoas com as quais trabalho diretamente. Ninguém consegue bons resultados sozinho. Há uma equipe envolvida. Por isso, dedico a homenagem a todos que participam do meu dia a dia”, declarou a secretária do Gabinete da Seplag, Ana Cláudia Machado, uma das homenageadas.

Revista

Ainda durante a solenidade, o deputado Evandro Leitão lembrou que recebeu da secretária Sandra Machado um exemplar da revista .Seplag, que reúne as principais realizações da Pasta em 2023. Para ele, a publicação evidencia a relevância da Pasta e o compromisso dos seus servidores com a construção de um Ceará mais desenvolvido.

Histórico

A carreira de Planejamento e Gestão foi instituída pela Lei nº 13.658/2005, com lotação na Secretaria do Planejamento e Coordenação (Seplan), composta pelos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento, Analista Assistente de Planejamento e Orçamento e pelo Auxiliar de Planejamento e Orçamento. Já a carreira de Gestão Pública foi instituída pela Lei nº 13.659/2005, com lotação na Secretaria da Administração (Sead), composta pelos cargos de Analista de Gestão Pública, Analista Auxiliar de Gestão Pública e Auxiliar de Gestão Pública. As duas secretarias foram fundidas em 2007, originando a Seplag.

O Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão surgiu a partir do projeto de nº 323/11, de autoria do deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB). O ex-governador Cid Gomes sancionou a lei nº 15.081, de 21 de dezembro de 2011, que criou o Dia do Servidor de Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão, comemorado anualmente em 7 de fevereiro.