Seplag sensibiliza trabalhadores sobre “Pesquisa de clima organizacional”

16 de fevereiro de 2024 - 16:07 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O ser humano passa, em média, um terço da vida no trabalho. Assim, construir um ambiente laboral agradável e saudável é fundamental para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, para as entregas que eles realizam para a sociedade. Buscando melhorar continuamente os locais de trabalho, as relações interpessoais, a qualidade de vida dos servidores e colaboradores e, consequentemente, o resultado entregue à população cearense, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sexec-PGI) e com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom), iniciará, na próxima segunda-feira (19), a segunda edição da “Pesquisa de clima organizacional”, que será encerrada em 1º de março e cujos resultados contribuirão para nortear os trabalhos da Pasta.

Para sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância de responderem ao questionário virtual da pesquisa, ocorreu, nesta sexta-feira (16), no auditório da Seplag, um evento reunindo todo o quadro funcional da Secretaria. De acordo com a titular da Seplag, secretária Sandra Machado, neste ano, a pesquisa será aprimorada e utilizada como censo, abrangendo todos que compõem a estrutura da Seplag. Para isso, a Secretaria firmou parceria com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). “A pesquisa é muito importante para melhorarmos o nosso ambiente de trabalho. Ela nos dá um bom ponto de partida para realizarmos as ações necessárias para avançarmos. Muita coisa já foi feita a partir dos resultados da pesquisa de 2023. Com a pesquisa de 2024, que será mais abrangente, esperamos definir nosso novo ponto de partida e, assim, direcionarmos cada vez melhor o nosso planejamento estratégico e as nossas ações. Então, participem da pesquisa e estimulem a participação dos seus colegas. Sabemos que há um longo caminho a ser percorrido, mas estamos comprometidos na busca por melhorias. Precisamos da colaboração de cada um de vocês”, enfatizou a secretária.

Durante o evento, a coordenadora da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), Lorena Wendt, apresentou o modelo e os aspectos que serão abordados na pesquisa. “O questionário terá 20 assertivas. Será utilizada a escala do tipo Likert, que varia de 1 a 5, onde 1 representa ‘Discordo totalmente’ e 5 é igual a ‘Concordo totalmente’. As assertivas abordarão dez dimensões: Comunicação, Qualificação, Relacionamento interpessoal, Liderança, Remuneração e reconhecimento, Imagem institucional e gestão organizacional, Participação e responsabilidade individual, ambiente físico e Tecnologia da Informação, Recompensa não-financeira e Diversão e inclusão”, explicou.

A coordenadora reforçou a importância da participação de todos e informou que estarão disponíveis na CGDEP dois computadores para que os trabalhadores que não atuam diretamente com esses equipamentos, a exemplo dos profissionais de asseio e conservação, transporte e vigilância, possam participar da pesquisa.

Resultados

Na ocasião, também foram apresentados os principais resultados das demandas identificadas na primeira edição da pesquisa, realizada em fevereiro de 2023. As apresentações foram realizadas pelos coordenadores da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Silviane Torres; da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec), Sandro Cassiano Rodrigues; da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi), Carmen Silvia Cavalcante; e da CGDEP, Lorena Wendt.

As realizações e ações em andamento incluem demandas relacionadas a questões como a estrutura física do Edifício Seplag, a implantação de novos sistemas de tecnologia e a qualidade de vida dos trabalhadores.