Seplag reúne lideranças para tratar sobre prevenção e combate ao assédio moral

5 de abril de 2024 - 10:24 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A qualidade do resultado de um trabalho mantém relação estreita com a saúde e o bem-estar dos profissionais que o executam, aspectos que vão muito além da ausência de doenças físicas, sendo afetados por ambiente laboral e relações interpessoais. Estar atento à promoção e manutenção de um local de trabalho salutar, às necessidades pessoais dos colaboradores e ao combate de práticas como o assédio moral é uma das competências primordiais esperadas dos líderes, estejam eles no setor público ou na iniciativa privada. Nesse sentido, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da sua Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança, realizou, na manhã desta quinta-feira (4), em seu auditório, um evento sobre liderança na prevenção e combate ao assédio moral. O encontro reuniu gestores dos órgãos/entidades da administração pública do Ceará.

O evento foi aberto pela titular da Seplag-CE, secretária Sandra Machado, e contou com palestras proferidas pelo secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), Marcelo Monteiro, que também é presidente da Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho; e da mestra em Direitos Humanos, professora e co-head do W20 – um dos grupos de engajamento do G20 -, Janaína Gama. “Este evento faz parte de uma série de ações do Governo do Ceará voltadas ao desenvolvimento de lideranças, promoção da inclusão, diversidade e equidade. É fundamental que todos nós estejamos vigilantes. E vigilantes não ao comportamento dos outros, mas ao nosso próprio comportamento. Quando vigiamos as ações dos outros, muitas vezes, acabamos nos esquecendo de olhar para a forma como nós, gestores, atuamos nessa temática. Precisamos de cada um de vocês na demanda para a erradicação do assédio moral no serviço público, dentro de cada órgão/entidade”, destacou a titular da Seplag-CE.

O secretário executivo da CGE ministrou a palestra “Prevenção e combate ao assédio moral: conscientização para um ambiente de trabalho saudável”, destacando os principais conceitos sobre o tema e as ações já adotadas pelo Governo do Ceará. “O assédio moral é caracterizado por situações humilhantes e constrangedora no ambiente de trabalho, afetando a dignidade e a saúde do indivíduo. É fundamental que cada um de nós pense se está, em algum momento, contribuindo para essa prática. No Governo do Ceará, temos trabalhado políticas integrativas para enfrentar essa situação. Políticas que combatem o assédio moral e promovem a equidade em saúde podem reforçar um ao outro, criando um ciclo positivo de bem-estar e inclusão. Também temos realizado iniciativas de educação e conscientização, pois programas educativos sobre assédio moral podem aumentar a conscientização e promover mudanças culturais nas organizações”, observou Marcelo Monteiro.

Sistema de Prevenção e Combate

Na oportunidade, Monteiro também apresentou ao público o Sistema de Prevenção e Combate ao Assédio Moral do Governo do Ceará, que inclui a Comissão Central e as Comissões Setoriais nos órgãos/entidades com mais de 500 servidores efetivos, além das normatizações (Estatuto dos servidores públicos do Estado do Ceará; Lei Estadual nº 15.036/2011 – Dispõe sobre o assédio moral e seu enfrentamento; Decreto nº 31.583/2014 – Regulamenta o Sistema de Prevenção e Combate ao Assédio Moral; Decreto nº 29.887/2009 – Institui o Sistema de Ética do Poder Executivo; e Decreto nº 31.198/2013 – Institui o Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual.

O palestrante abordou ainda pontos específicos das legislações que tratam sobre assédio moral nas esferas administrativa e penal, além de informar os canais de comunicação para denúncias e de reforçar o comprometimento do Governo do Ceará na promoção da inclusão e dos direitos humanos. “Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Elmano de Freitas destaca que o Governo do Ceará, como forma de reiterar seu compromisso com o combate a qualquer tipo de discriminação e com a promoção dos direitos para todas as pessoas, criou secretarias específicas: Secretaria dos Direitos Humanos, Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria dos Povos Indígenas, Secretaria da Diversidade, Secretaria da Juventude e Secretaria das Mulheres”, disse Marcelo Monteiro.

Competências do futuro

A programação do evento prosseguiu com a palestra “As competências do futuro e a liderança no combate ao assédio moral”, na qual a professora Janaína Gama convidou o público presente a refletir sobre temas como as competências necessárias para pessoas servidoras no futuro do trabalho e as competências necessárias para as lideranças. Empatia, respeito, proatividade, comunicação, responsabilidade, comprometimento e resiliência foram algumas das palavras mais citadas pelo público para as duas questões.

Após instigar o público com essas questões, Janaína Gama detalhou seis das 15 habilidades comportamentais listadas no relatório sobre o Futuro dos Empregos, do World Economic Forum, que estão intrinsecamente ligadas à função de gestão. São elas: Resolução de problemas complexos; Pensamento crítico; Criatividade, originalidade e iniciativa; Liderança e influência; Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; e Inteligência emocional.

A palestrante também falou sobre os conceitos de diversidade e assédio moral, as principais causas do assédio moral, as classificações do assédio, o que não é considerado assédio moral, os impactos do assédio moral na vida das pessoas, as políticas e procedimentos de enfrentamento a essa conduta, importância da intervenção e apoio, cultura de respeito e importância da educação.

“Sejam agentes da mudança. Cada um de nós pode contribuir para criar um ambiente de trabalho mais positivo. É hora de unir forças e dizer não ao assédio. Dê exemplo de comportamento e condutas adequadas, evitando se omitir diante de situações de assédio. Incentive as boas relações no ambiente de trabalho, com tolerância à diversidade de perfis profissionais e de ritmos de trabalho”, concluiu a professora Janaína Gama.

Engajamento

A titular da Seplag-CE fez o encerramento do evento agradecendo pela participação de todos e reforçando novamente a importância de formar as lideranças e de promover educação e conscientização sobre o assédio moral, ações que dependem do engajamento de todos.

“Somos parte do problema, mas também devemos fazer parte da solução, buscar a solução. Todos devemos trabalhar para erradicar o assédio moral do serviço público. O assédio moral é inaceitável”, finalizou.