Seplag-CE promove palestra sobre preservação ambiental e plantio de mudas nativas

22 de abril de 2025 - 14:39

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos, assim como sua preservação é um dever do Poder Público e da coletividade, conforme a Constituição Federal de 1988. O trecho da Lei Maior do Brasil que trata sobre o assunto foi destacado pelo biólogo Christopher Morais, técnico da Célula de Políticas de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), que ministrou palestra nesta terça-feira (22) para servidores e colaboradores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). O evento, organizado pela Célula de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDep) da Seplag, ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril.

Intitulada “O plantio de mudas nativas e seus benefícios para o ecossistema”, a palestra proferida pelo técnico da Sema instruiu o público sobre a preservação ambiental, promoveu a educação ecológica e disseminou conhecimentos sobre espécies nativas e exóticas que compõem a flora do Ceará. “As árvores possuem diversas funções ambientais, como promover o conforto térmico, manter a biodiversidade, harmonizar os espaços, realizar trocas gasosas, drenar águas pluviais, gerar abrigo e alimento, proteger os recursos hídricos e promover o bem-estar psicológico, dentre outros. Em teoria, quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima”, disse o palestrante, lembrando que o Brasil e o Ceará ainda estão abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que diz respeito à área verde por habitante.

De acordo com ele, além dos benefícios ao bem-estar e ao equilíbrio ecológico do planeta, o plantio de árvores também possui impactos diretos na economia. “Um hectare de floresta tropical pode gerar cerca de R$ 21 mil por ano. Para campos naturais e pastagens, em geral, a média global é de R$ 16 mil por ano por hectare”, afirmou Christopher Morais.

O que e como plantar?

Ao longo da sua apresentação, o biólogo da Sema também abordou as recomendações sobre as espécies mais indicadas para o plantio e a forma correta de plantá-las. Ele destacou que o Ceará possui a Lei nº 16.002, de 2 de maio de 20216, que trata sobre o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas. Ele apresentou ainda documentos norteadores sobre o plantio elaborados pelo Governo do Ceará.

Iniciativas da Seplag

O coordenador Administrativo-Financeiro da Seplag-CE, Isaú Chaves, também participou do evento em alusão ao Dia Internacional da Mãe Terra. Na oportunidade, ele destacou algumas iniciativas da Secretaria para a promoção da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Entre as ações mencionadas, estão o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), que reduziu o uso de papel nos processos administrativos, o projeto para a adoção da coleta seletiva e a destinação adequada dos resíduos de reformas realizadas no Edifício Seplag.

Distribuição de mudas

Ao fim da palestra, o público presente recebeu uma muda e uma ecobag distribuídas pela Sema.