Projeto piloto busca acompanhar e otimizar o uso diário das rotas do Cambeba

27 de junho de 2025 - 14:37 # # #

Texto: Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) tem realizado estudos e ações para a melhoria do sistema de rotas de ônibus, que atende os servidores e colaboradores do Governo do Ceará que atuam no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba). O objetivo é aumentar a segurança, o conforto e a eficácia no deslocamento dos passageiros, garantindo também a eficiência no uso dos recursos públicos.

Uma das iniciativas em andamento é o projeto piloto de registro do uso das rotas. Desde o dia 26 de junho, está disponível um QR Code na rota 18, escolhida como teste inicial, para que os usuários cadastrados ao entrarem no veículo registrem a sua viagem. O registro deve ser feito diariamente.

“Com as informações que coletaremos durante o projeto piloto, poderemos expandir as melhorias para outras rotas. Esse controle do uso nos permitirá garantir mais segurança aos usuários, otimizar o funcionamento do serviço e encontrar formas mais econômicas para cada trajeto”, detalha o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Lideranças, Sidney Leão.

Segundo informações da Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), como primeiro resultado do piloto, observou-se que a rota 18 poderá sofrer readequação no trajeto, com redução no deslocamento e nas paradas. O estudo deve ser concluído até a próxima semana, assim, o uso do sistema é indispensável para o direcionamento das decisões.

O secretário executivo destaca ainda que os estudos realizados sobre o atual modelo utilizado no sistema de rotas serão fundamentais para a nova licitação do serviço, que incluirá veículos com câmeras de monitoramento e regulamento para garantir uma melhor utilização.

A Seplag recomenda que todos os usuários realizem o cadastro de uso dos veículos, visto que a medida facilitará o acesso às melhorias planejadas e contribuirá para um sistema de transporte mais eficiente e alinhado às necessidades dos trabalhadores do Governo do Ceará.