Novo porto seco será hub logístico estratégico para o desenvolvimento do Ceará
8 de julho de 2025 - 10:11 #Porto Seco #Quixeramobim #Terminal multimodal
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, participou, nessa segunda-feira (7), em Quixeramobim, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Porto Seco José Dias de Macêdo. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que assinou a ordem de serviço para o início das obras do terminal. O investimento deve chegar a R$ 1 bilhão, com potencial para gerar 1.300 empregos. Também participaram do evento o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e outras autoridades.
O equipamento logístico, que será integrado à ferrovia Transnordestina, marca uma ação estratégica do Governo do Ceará para impulsionar o desenvolvimento econômico do interior do Estado. Quando concluído, o empreendimento funcionará como um hub logístico, recebendo mercadorias por meio da Transnordestina e encaminhando-as por estradas ou por navios, a partir de conexões com o Porto do Pecém.
Na oportunidade, o secretário Alexandre Cialdini ressaltou que a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está atuando para fortalecer o projeto do porto seco, iniciativa que tem grande potencial para acelerar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.
“Esse terminal multimodal tem tido uma participação exuberante da Seplag, onde nós conseguimos integrar a Funcap, pesquisadores da UFC e o arquiteto Fausto Nilo para que possamos, em conjunto, montar modelos de otimização que nos ajudarão a visualizar o desenvolvimento econômico da região. Com isso, poderemos fortalecer os arranjos produtivos locais para que eles se beneficiem com a estrutura do porto seco. Importante ressaltar que as experiências mundiais de porto seco são todas exitosas do ponto de vista do planejamento urbano e da geração de emprego e renda na região onde estão instalados”, afirmou Cialdini.
Planejamento e articulação técnica
Desde o início do ano, a Seplag-CE vem promovendo encontros com representantes dos setores público e privado para discutir o planejamento urbanístico e logístico da região do Sertão Central. O grupo técnico-político é inclui o secretário Alexandre Cialdini; o prefeito Cirilo Pimenta; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quixeramobim, Afrânio Feitosa; o arquiteto Fausto Nilo; os professores do Programa Cientista-Chefe, Raimundo Rodrigues e Gildemir da Silva; e o diretor comercial da Transnordestina, Alex Trevisan.
A articulação conduzida pela Seplag-CE visa garantir a viabilidade econômica e social do porto seco. Segundo Cialdini, a Pasta realizou o mapeamento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), incluindo a identificação de produtos com certificação halal –— ou seja, permitidos segundo as jurisprudências islâmicas e, portanto, aptos ao consumo por muçulmanos – e outras oportunidades específicas da região.
O Programa Cientista-Chefe, por sua vez, iniciou os estudos voltados à elaboração de cenários e modelos que maximizem o uso da Transnordestina, conectando a produção regional ao Porto do Pecém com mais eficiência logística.
Já o plano urbanístico do terminal intermodal está sendo desenvolvido pelo arquiteto Fausto Nilo. A proposta é garantir que os benefícios do empreendimento cheguem à população como um todo, em especial aos grupos mais vulneráveis. Segundo ele, o projeto considera aspectos como mobilidade de pessoas e bens, preservação ambiental, valorização da paisagem natural, relação com os espaços de trabalho e acessibilidade.