O trabalho que move o Ceará: dedicação, aprendizado e compromisso com o servir
28 de outubro de 2025 - 10:16 #Dia do Servidor #Servidores
TEXTO: Dháfine Mazza e Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes
Quando finalmente a água jorra na torneira de uma comunidade do interior do Ceará, quando uma criança conquista uma vaga na escola pública ou quando a saúde de alguém é restaurada em um hospital público, por exemplo, há sempre o trabalho dedicado do servidor público, que transforma planos de governo em ações concretas. O servidor planeja, executa e faz acontecer, garantindo que a população tenha acesso a todas as condições que proporcionam uma vida com dignidade. Cada conquista do cidadão cearense carrega a dedicação de quem transforma políticas em realidades e sonhos em oportunidades.
Por isso, neste 28 de outubro, quando celebramos o Dia do Servidor Público, destacamos a trajetória de quem escolheu fazer da vocação de servir um propósito de vida. Mostramos a história de servidores que representam o compromisso e a dedicação de tantos outros, além dos avanços que o Governo do Ceará tem promovido para valorizar essa categoria essencial e fortalecer a oferta de serviços públicos cada vez mais eficientes e humanos à população.

Há poucos meses como servidor público da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Hywre de Brito faz da possibilidade de melhorar a vida das pessoas o seu combustível diário para o aperfeiçoamento no trabalho. “O que mais me motiva é fazer parte de projetos que possuem impacto na vida do cidadão. Saber que o meu trabalho pode fazer a diferença e deixar um legado me motiva a fazer cada dia mais e melhor”, afirma o servidor, que ingressou no Governo do Ceará por meio de concurso público realizado em 2024.

Atuando há 40 anos no serviço público do Estado do Ceará, a servidora da Seplag-CE, Ana Cláudia Machado Pinheiro, segue motivada e empenhada na missão de melhor servir aos cearenses. “Trabalhar como servidor público é cuidar das pessoas, zelar pelo patrimônio, fazer a diferença e dar retorno à sociedade. Os servidores públicos têm a oportunidade de atuarem junto às políticas e aos programas que beneficiam diretamente a comunidade e promovem o bem-estar coletivo. Assim, essa sensação de contribuição é gratificante e motivadora. Somos um agente de transformação no Estado”, declara.

Quem também atua há décadas no serviço público estadual e acompanha de perto as trajetórias de servidores que entregaram o seu melhor aos cearenses também não perde o brilho no olhar e a emoção ao falar sobre a missão que exerce. É o caso da servidora Guirlanda Ponte, da Seplag-CE. “O que mais me motiva é a possibilidade de transformar vidas por meio do nosso trabalho. O serviço público tem uma essência que vai além da rotina administrativa: ele é instrumento de cuidado, de transformação social e de construção de um Estado mais humano. Ver servidores e aposentados sendo valorizados, acolhidos e reconhecidos pelo que representam para o Ceará é o que renova, todos os dias, meu compromisso com o trabalho que realizamos”, diz.
Reconhecimento
O Governo do Ceará reconhece o trabalho essencial de seus servidores para a formulação e execução das políticas públicas que possibilitam um Estado mais justo, eficiente e humano. Tanto que, ao longo do ano, empreende esforços para valorizar os profissionais que estão atuando na saúde, educação, segurança, infraestrutura, planejamento, gestão, turismo, desenvolvimento e todas as áreas que compõem a administração pública estadual.

“Ser servidor público é servir com ética, responsabilidade e empatia. E nós reconhecemos que cada política executada, atendimento prestado carrega o esforço e o profissionalismo de nossos colaboradores. O Ceará é referência no país em muitas áreas, como Transparência e Educação, e sabemos que isso é fruto do comprometimento e dedicação de cada servidor, independente da função que exerce, por isso nosso sentimento é de gratidão a todos. Nesse contexto, reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo na valorização dos servidores estaduais, reconhecendo o mérito e papel essencial no desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.
Concursos
A realização de concursos públicos tem sido umas das principais políticas do Governo do Ceará, medida que valoriza o servidor e fortalece o serviço público como um todo, garantindo eficiência à administração pública e reconhecendo o servidor como agente essencial para o Estado.

Desde o início de 2023, a gestão estadual já realizou certames contemplando áreas diversas como saúde, educação básica, educação superior, meio ambiente, cultura, segurança, entre outras. Nesse período, ao todo, o Governo do Ceará nomeou 9.433 novos servidores.

Formação continuada
Da seleção até o fim do tempo de contribuição laboral, o Governo do Ceará cuida dos seus servidores públicos em todas as etapas da vida. Para garantir qualificação e atualização em áreas de interesse para os serviços prestados à sociedade, os servidores estaduais contam com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE), vinculada à Seplag-CE.

Por meio da EGPCE, os servidores têm acesso a uma série de cursos presenciais e online em áreas de grande interesse da administração e da sociedade. Além de beneficiarem os servidores estaduais, os cursos ofertados pela EGPCE também podem ser feitos por servidores públicos de outros entes federados e poderes e pela sociedade em geral.

“A formação contínua dos servidores é o caminho para uma gestão pública mais eficiente, inovadora e comprometida com o cidadão. Na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, temos o propósito de oferecer capacitações que fortalecem competências, estimulam o aprendizado permanente e refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Cada curso, oficina ou programa que desenvolvemos é pensado para preparar o servidor para os desafios do presente e do futuro, contribuindo para que o Ceará siga sendo referência em profissionalismo, transparência e resultados na administração pública”, destaca o diretor da EGPCE, Saulo Braga.
Ceará Um Só

Ainda como parte da formação continuada dos servidores e com o compromisso de estender as boas práticas para além da administração pública estadual, o Governo do Ceará instituiu o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que tem percorrido as 14 regiões de planejamento do Estado levado qualificação para gestores e técnicos municipais em temas como reforma tributária, captação de recursos não onerosos e governo digital.
“A ação de governança interfederativa promovida por meio da Caravana Ceará Um Só, que está levando conhecimento de qualidade às 14 regiões do Estado, representa uma importante forma de reconhecer os talentos presentes no quadro de servidores do Governo do Ceará e compartilhar experiências e inovações com os gestores públicos municipais. Essa iniciativa torna possível fortalecer a gestão pública em todo o território cearense, promovendo a integração entre Estado e municípios, estimulando o aprendizado mútuo e consolidando um modelo colaborativo de planejamento e gestão voltado para resultados concretos e para o desenvolvimento equilibrado do Ceará”, afirma o secretário Alexandre Cialdini.
Cuidado em todas as etapas

O cuidado e a valorização do Governo do Ceará com seus servidores permanece após a aposentadoria. De forma pioneira no Brasil, o Estado criou, em 1990, o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag-CE.
Com uma programação variada de atividades para garantir o envelhecimento ativo e saudável, o PAI oferece um ambiente único onde quem serviu ao Ceará durante toda a vida pode colocar à mostra novos talentos, iniciar outra carreira e cuidar de si como sempre cuidou do outro.

Recentemente, a Copai expandiu sua atuação e passou a realizar atividades também para servidores ativos. Todo esse cuidado com os servidores se reflete diretamente nos resultados que são entregues à sociedade.

“Na Copai, nosso compromisso é cuidar das pessoas que fazem e fizeram o Estado acontecer. Tradicionalmente voltada aos servidores aposentados, ampliamos nossa atuação para incluir também ações voltadas à saúde e à segurança dos servidores ativos, reconhecendo que o bem-estar precisa estar presente em todas as fases da trajetória funcional. Cada iniciativa que desenvolvemos, seja nos programas de qualidade de vida, de promoção da saúde física e mental, de segurança no trabalho ou de integração social, é uma forma concreta de fazer com que as políticas públicas cheguem com sensibilidade, acolhimento e efetividade a quem mais precisa. Nosso propósito é simples, mas profundo: cuidar de quem cuida, garantindo que cada servidor se sinta valorizado, amparado e motivado a continuar servindo com dedicação e propósito”, declara a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte.
Mês do Servidor

Em celebração aos servidores da administração pública estadual, o Governo do Ceará realiza, anualmente, durante o mês de outubro, uma programação especial de ações com foco na integração. As ações diversificadas do Mês do Servidor, voltadas aos profissionais lotados em todas as secretarias e órgãos, reconhecem e valorizam os agentes públicos que se dedicam diariamente às políticas públicas direcionadas aos cearenses e ao desenvolvimento do Estado.
“Nosso objetivo, além de integrar e homenagear, é fortalecer os vínculos entre os nossos servidores públicos. Por isso, a cada ano, temos pensado em atividades diferentes e que contemplem o maior número possível de colaboradores. A ideia é evoluir e diversificar ainda mais a programação”, aponta o diretor da EGPCE, Saulo Braga.

Organizado pela EGPCE, neste ano, o Mês do Servidor contou com jogos, ofertas de serviços, corrida de rua e torneio de jogos eletrônicos. A programação conta ainda com a Entrega da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2025, concedidos anualmente aos servidores que se destacaram por ações relevantes e inovadoras no âmbito da administração pública estadual. A solenidade deste ano será dia 30 de outubro, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
O encerramento da programação ocorrerá no próximo dia 31 de outubro, no Kukukaya (Fortaleza), e contará com desfile da Miss, da Master e do Mister Servidor e apresentação de DJ, a partir das 18h. Logo em seguida ocorrerá o show com a banda Painel de Controle e das cantoras Suzy Navarro (Banda Líbanos) e Monique Pessoa (Forró Sacode).
Lições que permanecem
Em meio às comemorações, os servidores públicos estaduais celebram conquistas, renovam o compromisso com a missão de servir e reafirmam o valor do aprendizado contínuo. São profissionais que compartilham experiências, inspiram colegas e fortalecem, a cada dia, a construção de um serviço público mais humano, eficiente e de qualidade para todos.
“Aprendi que servir exige empatia e escuta. O serviço público me ensinou a olhar para o outro com sensibilidade, entendendo que cada demanda traz uma história e uma necessidade real. Também aprendi que resultados duradouros só são alcançados com diálogo, trabalho coletivo e compromisso ético. São essas lições que me acompanham tanto na gestão de projetos como na vida pessoal, o valor de servir com propósito”, diz Guirlanda Ponte.
Ela manifesta sua gratidão aos colegas servidores e reflete sobre o que é ser servidor. “Aos colegas servidores, deixo minha mais profunda gratidão e admiração. Ser servidor é ser parte de uma engrenagem que move o Estado, mas também é ser coração que pulsa por uma sociedade melhor. Que possamos seguir firmes na missão de servir com respeito, dedicação e humanidade. Que cada um se reconheça como agente de transformação e sinta orgulho de contribuir, diariamente, para um Ceará mais justo e solidário. Parabéns a todos nós”.
Apesar de estar há apenas alguns meses no serviço público do Estado do Ceará, o servidor Hywre de Brito já aprendeu valiosas lições e deseja continuar esse processo de aprendizagem para servir sempre mais e melhor. “O maior aprendizado está sendo descobrir minhas capacidades, me autoconhecer e tentar ser minha melhor versão. Ou seja, aprender que a tecnologia sem as pessoas, por mais inovadora, seria uma ferramenta vazia, sem propósito e sem a capacidade de criar valor na vida de ninguém”, reflete.
Orgulhoso de integrar a Seplag-CE, Hywre afirma que cada dia de trabalho é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do Estado e de transformar positivamente a vida dos cearenses.