Servidores da Seplag e EGPCE iniciam MBA em Gestão Pública na Unifor

11 de dezembro de 2025 - 15:59 # #

TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE) participaram, nessa quarta-feira (10), da aula inaugural do MBA em Gestão Pública – Ênfase em Mudança e Inovação no Setor Público, promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento contou com a presença do titular da Seplag-CE, Alexandre Cialdini; do diretor da EGPCE, Saulo Braga; e da coordenadora do MBA, professora Deubia Cavalcante.

Ao todo, 16 servidores comissionados e efetivos da Seplag-CE e da EGPCE foram selecionados para compor a turma. O curso, custeado integralmente pela Secretaria, tem como objetivo elevar o nível técnico e fortalecer a capacidade de gestão dentro da administração estadual, reconhecendo que investir no servidor é fundamental para aprimorar as políticas públicas e garantir entregas mais qualificadas à sociedade.

Com 21 meses de duração e 370 horas de atividades, entre aulas on-line e encontros presenciais, o MBA tem como objetivo desenvolver competências estratégicas em gestão de pessoas em ambientes de mudança, além de aprofundar conhecimentos em governança pública, tecnologia da informação e inovação aplicada ao setor público.

Durante a abertura, o secretário do Planejamento e Gestão, destacou a importância estratégica da pós-graduação. “É uma enorme oportunidade para todos melhorarem a capacidade na gestão orçamentária, fiscal e financeira na Seplag. O MBA é uma iniciativa que visa fortalecer o conhecimento e a capacitação dos gestores e servidores”, disse Alexandre Cialdini.

O secretário também apresentou o painel “O Estado da Arte da Gestão Pública”, no qual demonstrou como a gestão pública moderna deve evoluir para enfrentar desafios sociais, econômicos e institucionais cada vez mais complexos.

Cialdini ainda enfatizou o papel estratégico do gestor público como articulador, líder ético e incentivador da participação cidadã. “Sua função é estratégica: ele orquestra processos, mobiliza servidores, aproxima a instituição dos cidadãos e cria condições para que mudanças administrativas ocorram de forma sustentável”, afirmou.

Fortalecimento da gestão

O diretor Saulo Braga disse que a parceria com a Unifor marca um avanço significativo na formação dos servidores públicos estaduais. “Investir na qualificação dos servidores com um MBA que tem o enfoque na mudança e na inovação é essencial para fortalecer a gestão pública e assegurar resultados cada vez mais efetivos e de excelência para a sociedade”, frisou.

Competências

A presidente da Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag), Carmelita Sampaio, ressaltou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento profissional dos servidores. “A formação contribuirá para o fortalecimento de nossas competências técnicas, para a atualização de conhecimentos, para a ampliação do debate sobre os desafios da eficiência na administração pública e para o acesso a novos instrumentos e metodologias que apoiarão a proposição de soluções voltadas à melhoria da gestão pública”, ressaltou.

Um dos alunos do curso é o coordenador Administrativo-Financeiro da Seplag-CE, Isaú Chaves Neto. Para ele, o MBA é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento técnico e desenvolver novas competências na gestão pública.

A iniciativa reafirma o compromisso da Seplag com a valorização dos servidores e com o aprimoramento contínuo da gestão pública no Ceará.