Seplag consolida 2025 como ano de inovação e fortalecimento da gestão pública

30 de dezembro de 2025 - 09:40 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) encerra 2025 com um conjunto de ações que reforçam a modernização da gestão pública, o fortalecimento da cooperação interfederativa e a valorização dos servidores estaduais. Ao longo do ano, iniciativas estruturantes ampliaram a capacidade de planejamento, inovação e entrega de políticas públicas em todo o território cearense

Um dos principais destaques foi a Caravana Ceará Um Só, que percorreu mais de 6 mil quilômetros e passou pelas 14 regiões de planejamento do Estado. A iniciativa promoveu a integração entre Estado e municípios e qualificou mais de quatro mil servidores e técnicos municipais em temas como reforma tributária, governo digital e captação de recursos, contribuindo para o fortalecimento das gestões municipais.

O ano também foi marcado pelo reforço do quadro funcional da Seplag, com a convocação de 52 novos servidores, a totalidade das vagas ofertadas no concurso público realizado em 2024. “A ampliação da equipe fortaleceu a capacidade técnica da Secretaria para planejar e executar políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento do Ceará”, destaca o titular da Seplag-CE, secretário Alexandre Cialdini, reforçando ainda que a convocação de todos os concursados decorreu da vontade política do governador Elmano de Freitas.

Reconhecimento

Também em 2025, o trabalho desenvolvido pela Seplag-CE recebeu reconhecimento institucional, com conquistas como o Prêmio Nacional Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais, a categoria prata do Selo de Integridade 2025 da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Medalha e o Prêmio do Mérito Funcional pelo projeto “Novo Sistema de Emendas”, elaborado por servidores e colaboradores da Pasta.

Modernização

No eixo da transformação digital, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, ampliou o estímulo à inovação voltada à construção de soluções que atendam às demandas da gestão pública e da população. Entre as ações realizadas, destaque para o seminário “Transformação digital e governança interfederativa”, para a premiação de nove startups selecionadas para desenvolver soluções inovadoras aplicadas ao setor público e para a oferta do curso de extensão em Gestão Fiscal Interfederativa, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e com apoio da Casa Azul.

Além disso, o uso de dados e tecnologia ganhou reforço com o lançamento do Observaí, ferramenta que utiliza inteligência artificial para o tratamento de dados sociais, apoiando o desenvolvimento, o monitoramento e a aplicação de políticas públicas. A iniciativa se somou a outros avanços em ciência de dados, inteligência artificial e business intelligence promovidos ao longo do ano.

A Seplag também iniciou a integração da folha de pagamento aos sistemas centrais de planejamento e finanças, modernizando a gestão da maior despesa do Estado e ampliando a eficiência e a capacidade de decisão do Executivo.

Plataforma Ceará Um Só

Outro marco foi o lançamento da plataforma Ceará Um Só, projeto-piloto que reúne municípios-polo das 14 regiões de planejamento e tem foco na digitalização dos processos de cooperação, gestão fiscal e planejamento municipal. A iniciativa integra o Programa Ceará Mais Digital, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação também está alinhada ao Plano Plurianual 2024–2027 e à Estratégia de Governo Digital do Estado.

Gestão patrimonial

A Seplag também avançou na gestão patrimonial, com o saneamento da base de dados do Sistema de Gestão de Bens Imóveis (SGBI), a inclusão de novas funcionalidades — como a Janela de Oportunidades — e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Ceará (TCE), voltado à padronização de critérios e à cooperação entre órgãos estaduais na administração dos imóveis públicos.

Agendas estratégicas

Ao longo de 2025, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará ampliou sua atuação em agendas estratégicas nacionais e internacionais, participando de missões técnicas e fóruns voltados ao fortalecimento da gestão pública. Entre os destaques estão a presença no XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento e a missão internacional ao Canadá, que possibilitou a troca de experiências sobre governo digital, inovação e modernização administrativa, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas adotadas no Estado.

Valorização dos servidores

 

No campo da valorização e do cuidado com as pessoas, foram desenvolvidas ações voltadas ao bem-estar e ao planejamento de vida dos servidores, como o Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa), o lançamento do projeto Entre Tempos, além de campanhas internas de saúde, implantação de ginástica laboral, atividades culturais e cursos de capacitação, como o de brigadista em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A Seplag também investiu de forma consistente na qualificação dos servidores e gestores públicos, promovendo ações de capacitação voltadas à melhoria do desempenho institucional. Nesse eixo, destacam-se a oferta do MBA em Gestão Pública, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), e a realização de seminários de planejamento e gestão orientados para resultados, que reuniram profissionais de diversos órgãos estaduais e reforçaram a cultura de eficiência, inovação e foco em resultados no serviço público cearense.

“Em 2025, avançamos no fortalecimento da governança, na inovação e na melhoria da gestão pública, com foco em resultados e em serviços mais eficientes para a população. Por meio de iniciativas como o Ceará Um Só, ampliamos a integração entre Estado e municípios e fortalecemos o planejamento regional. Em 2026, seguiremos comprometidos em expandir essas ações, reforçando a cooperação institucional e a modernização da administração pública no Ceará”, conclui o secretário Alexandre Cialdini.