Seplag-CE reúne servidores para celebrar a carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão
10 de fevereiro de 2026 - 09:41
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Celebrar quem planeja e orienta os recursos para que as políticas públicas saiam do papel e melhorem a qualidade de vida dos cearenses é uma forma de agradecer e também estimular o compromisso diário com uma gestão pública mais eficiente, responsável e orientada a resultados. Por isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag) realizaram, nesta segunda-feira (9), uma solenidade em alusão ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão do Ceará, comemorado em 7 de fevereiro.
O encontro, realizado no auditório da Seplag-CE, reuniu servidores, gestores e colaboradores da Pasta, com homenagens e a apresentação de avanços voltados à carreira. Na oportunidade, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, reconheceu a importância dos profissionais da área para o fortalecimento da gestão pública.

“Sabemos, há muito tempo, da importância da Seplag para o Ceará. Por isso, há uma simbologia muito forte na data que celebra o Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão do Ceará. É quase como se estivéssemos aniversariando profissionalmente, refletindo sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar o nosso Estado. Agradeço profundamente aos servidores e a todos que ocupam cargos de gestão ao meu lado. Temos buscado equilíbrio no pensamento, na qualidade das entregas, nas inovações tecnológicas e no sentimento de pertencimento. Tudo isso para manter e ampliar a produtividade, evoluindo continuamente para aquilo que o Estado e a sociedade realmente precisam”, afirmou.
Na ocasião, Cialdini destacou que, em menos de dois anos da sua gestão, foram alcançadas conquistas relevantes para os servidores e para a sociedade em geral, a exemplo da homologação do concurso público para a Seplag – o primeiro em quase duas décadas -, da convocação de todos os aprovados no certame e da modernização da estrutura da Seplag-CE, com a criação da Secretaria Executiva de Gestão de Compras e Patrimônio. “São medidas que fortalecem a governança e dão mais consistência à política pública”, enfatizou.
Três gerações, uma missão
Durante a solenidade, a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Naiana Corrêa, lembrou que, hoje, três gerações de profissionais atuam na Pasta, todas focadas no mesmo objetivo de fazer o Ceará avançar cada vez mais.

“A primeira geração reúne servidores com longa trajetória, que já contribuíam para a gestão das políticas públicas do Ceará antes mesmo da criação formal da Secretaria. A geração intermediária, na qual em me insiro, dá continuidade a esse caminho, com dedicação e compromisso, reunindo profissionais com décadas de atuação na Seplag. E, agora, temos os novos servidores, oriundos do concurso público realizado em 2024. Com garra e responsabilidade no serviço público, temos o dever de inspirar esses novos servidores. A eles, deixamos também o reconhecimento e o incentivo para que deem continuidade ao que estamos construindo, preservando valores como dedicação, compromisso e espírito público”, disse Naiana Corrêa.
Teletrabalho híbrido
O evento incluiu ainda a apresentação da Portaria nº 60/2026, publicada no Diário Oficial do Estado em 2 de fevereiro deste ano, que regulamenta a implantação do teletrabalho na modalidade híbrida e autoriza a implantação do banco de horas para a modalidade presencial. O texto foi apresentado pela presidente da Asseplag, Carmelita Sampaio, e pelo integrante da diretoria da Associação, Marcos Medeiros.

Conforme Carmelita Sampaio, a Portaria estrutura o teletrabalho como um instrumento de gestão voltado ao fortalecimento da cultura organizacional orientada a resultados, desempenho, produtividade e qualidade do trabalho. Além disso, a novidade contribui para a redução de custos operacionais e de impactos socioambientais; para a atração, motivação e retenção de talentos; e para promoção da inovação, da criatividade e do bem-estar institucional.
“A valorização do trabalho técnico, do compromisso público e do papel de cada servidor na formulação e execução das políticas públicas está no centro dessa decisão. A atual gestão demonstra maturidade e confiança ao adotar um modelo que não significa trabalhar menos, mas trabalhar com mais intenção. O teletrabalho híbrido substitui o controle rígido de horário pelo compromisso com entregas, e a presença física permanente pelo foco em resultados”, disse a presidente da Asseplag.

Segundo a Portaria nº 60/2026, a adesão ao novo regime de trabalho não é obrigatória. Os servidores que aderirem ao novo regime de trabalho deverão cumprir rigorosamente os prazos e entregas. Também deverão estar disponíveis para reuniões e convocações, realizar o uso adequado dos sistemas e equipamentos, garantir sigilo e segurança da informação e manter uma comunicação ativa durante o horário institucional.
A Portaria informa ainda que deverá ser implantado um grupo de trabalho, com participação indicada pela Asseplag, para definir o plano de implantação que será validado pelo Comitê Executivo da Seplag-CE.