Indicadores em Foco: Seplag promove debate sobre planejamento em visita técnica ao Metrofor
26 de junho de 2026 - 09:43 #Gestão para resultados; #Monitoramento #Planejamento #Políticas Públicas
Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados (CPGer), está realizando, ao longo do mês de junho, um projeto piloto voltado ao fortalecimento do modelo de no Estado. A iniciativa prevê uma série de visitas técnicas a órgãos e entidades estaduais para discutir os indicadores temáticos utilizados no monitoramento das políticas públicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
O primeiro encontro ocorreu no dia 24 de junho, na sede da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), e contou também com a participação de representantes da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Durante a reunião, os participantes debateram aspectos relacionados ao desenvolvimento urbano e à mobilidade, especialmente no que se refere ao transporte público e ao papel do Governo do Estado no fortalecimento dessa política. O encontro permitiu detalhar a atuação estratégica do Metrofor na condução da política de mobilidade nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Sobral e Cariri, além
de apresentar as ferramentas e indicadores utilizados no monitoramento das ações desenvolvidas pela companhia.

Para a coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados da Seplag, Lara Costa, a iniciativa contribui para o aperfeiçoamento do planejamento governamental e para o fortalecimento da cultura de monitoramento e avaliação das políticas públicas.
“As visitas técnicas proporcionam um diálogo mais próximo com os órgãos executores das políticas públicas, permitindo compreender a realidade de cada área, aperfeiçoar os indicadores utilizados e fortalecer a tomada de decisões baseada em evidências. Nosso objetivo é garantir que os instrumentos de planejamento estejam cada vez mais alinhados aos resultados que queremos entregar à sociedade cearense”, destacou.
Além das discussões técnicas, a equipe da Seplag conheceu o funcionamento diário das operações de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrofor, ampliando a compreensão sobre os processos e os mecanismos de monitoramento utilizados na gestão da mobilidade urbana no Ceará.
Além da coordenadora Lara Costa, equipe da Seplag foi representada por Renan Moreira, orientador da Célula de Gestão para Resultados; Jackeline Sales, orientadora da Célula de Planejamento Governamental; Pedro Phillipp, analista de Planejamento e Orçamento; e pelos assistentes técnicos Matheus Frota e João Gabriel. Pelo Metrofor, participaram Luciana Albuquerque, gerente de Planejamento, e Francelino Franco, engenheiro civil. A Seinfra foi representada por Lucas Souza, assistente de gestão.