Aposentadas do Estado apresentam espetáculo teatral no Dia do Idoso

30 de setembro de 2019 - 08:21

Aposentadas do Governo do Estado do Ceará que formam o grupo de teatro do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realizam uma série de sete apresentações no período de 1º de outubro a 2 de novembro deste ano. A estreia será no Teatro José de Alencar, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (01/10), em evento a ser aberto às 18 horas pela Banda de Música do 23º BC. Todas as apresentações serão gratuitas.

O grupo levará ao palco “As Voltas que o Mundo Dá”, um espetáculo cênico-musical encenado por integrantes da Oficina de Teatro do PAI, que congrega 35 artistas da maturidade na faixa etária entre 66 e 85 anos. “São nossos artistas que cantam, dançam, interpretam e tocam instrumentos musicais, pois acreditam nos sonhos e na capacidade de realizá-los, buscando desmistificar a relação maturidade e improdutividade”, afirmou a coordenadora de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado da Seplag, Guirlanda Ponte.

O roteiro do espetáculo é do dramaturgo Walden Luiz e a produção é da atriz Mazé Figueiredo, ambos integrantes da Oficina de Teatro do programa, que já acumula 25 anos de experiência na formação de “atores amadores idosos” e encenação de muitas peças durante esse período.

O espetáculo “As Voltas que o Mundo Dá” procura mostrar, de forma divertida, o amor que o cearense tem por sua terra, onde quer que esteja. “Em todos os continentes, sempre se encontra um “cabeça chata”, com sua maneira peculiar de se expressar e toda vontade de vencer na vida”, relata o dramaturgo Walden Luiz. “Mas uma coisa é certa, ao primeiro sinal de chuva, o instinto de “Asa Branca” que existe no coração do cearense fala mais alto e ele volta cheio de esperança, fé e alegria, nem que seja só para matar a saudade que está lhe matando”, assegura o dramaturgo.

“Assim é o cearense. Assim é o espetáculo “As Voltas que o Mundo Dá”. Feito por pessoas que já viveram longamente essa saudade e que hoje a representa em forma de teatro, dança, canção e muito amor”, acrescenta a produtora Mazé Figueiredo.

As apresentações serão gratuitas e têm o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), Teatro José de Alencar, Sesc-CE e AABNB.

POPULAÇÃO DE IDOSOS NO CEARÁ

Segundo dados recentes do IBGE, a população estimada do estado do Ceará é de 9,1 milhões de habitantes. Desse total, mais de 1.230.000 estão na faixa etária superior a 60 anos, o que significa dizer que a população idosa do Ceará representa um percentual de 13,7 do total de habitantes residentes no território cearense.

E a tendência é de continuar o crescimento da população idosa. Conforme estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Seplag, existe uma curva crescente para o índice de envelhecimento. A projeção é que, a partir do ano de 2034, se terá uma proporção de idosos superior à dos jovens (14 anos ou menos), com valores de 18,59% de idosos e 18,53% de jovens, respectivamente.

As apresentações

01.10 – Teatro José de Alencar, às 18h
02.10 – Escola de Saúde Pública, às 09h;
03.10 – Centro Cultural BNB, às 16h;
15.10 – Abertura do Festival de Monólogos, da Cia. Palmas, às 16h;
25.10 – PAI – Programa de Ação Integrada para o Aposentado, às 10h;
01.11 – Hotel Termas de Mossoró (Rio Grande do Norte), às 20h;
02.11 – Teatro Lauro Monte (Rio Grande do Norte), às 20h.