Aposentados do Estado comemoram 29 anos do PAI com Festa no Náutico

1 de novembro de 2019 - 15:17

O mês de novembro tem um evento aguardado ansiosamente pelos associados do Programa de Ação Integrada dos Aposentados (PAI), gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai). É a tradicional Festa de Aniversário do PAI, que este ano comemora os 29 anos de criação.

A partir das 20 horas da próxima quarta-feira, dia 6, o Náutico Atlético Cearense recebe em seus salões os associados, parentes, convidados e amigos para compartilhar a alegria de mais uma festa inesquecível com música e dança. “É tradição recebermos mais de 1.500 associados e convidados, e este ano teremos a participação de oficiais da Marinha do Brasil que dançarão a valsa com 29 debutantes, exatamente a idade do PAI”, informou a coordenadora do PAI, Guirlanda Ponte.

“É também o momento de agradecer a todos quantos contribuíram para que o Programa continuasse e chegasse a 29 anos de existência. Desta vez, a lista está bem diversificada, pois serão homenageados os secretários da Seplag Flávio Jucá, Flávio Ataliba e Ronaldo Borges, além do coordenador Administrativo-Financeiro, Otávio Vasconcelos”, destacou Guirlanda. Serão também homenageados o secretário da Cultura da Prefeitura de Fortaleza, Gilvan Paiva, e os amigos do PAI, Dito Machado e Thiago Holanda, artistas que, todos os anos, voluntariamente, fazem a decoração da festa.

A direção do programa destacará também o trabalho da Servidora do Ano, Honorina de Deus Silva, do professor de teatro Walden Luiz e da atriz voluntária Mazé Figueiredo. A Festa terá ainda um momento especial dedicado às nonagenárias Maria Edith Lima de Freitas, Maria Henriquieta Fialho de Aquino, Terezinha Oliveira de Souza e Nilce Vieira Chaves, que passam a fazer parte da Academia das Decanas do PAI.

“O PAI funciona impulsionado por uma força motora de gente que quer participar deste exemplo de longevidade, algo raro em iniciativas que olham para os idosos”, salientou a coordenadora. Para ela, “o desafio do tempo presente para os nossos associados é recolher lições de vida e de esperança e, sobretudo, abrir caminhos mais amigáveis àqueles que virão. Mostrar, com exemplos de vida, a valorizar o tempo e refletir sobre a força do diálogo, da verdade, da justiça e da felicidade, valores esses, inerentes à pessoa humana”.

AGRADECIMENTOS

Por ocasião dos 29 anos do PAI, a coordenadora do Programa manifestou sua gratidão a todos que contribuem para o sucesso da iniciativa: “Sabemos que nenhum sonho sobrevive sozinho. Por isso nosso agradecimento especial a quem sonha conosco: nossos aposentados, professores, voluntários, simpatizantes da causa e nossa querida equipe pelo seu incansável e prestimoso trabalho, sem o qual nenhum dos nossos sonhos seria possível. Agradecemos também ao Governo do Ceará pelo apoio prestado ao PAI, através da Secretaria do Planejamento e Gestão, ao dar exemplo de respeito e compromisso com seus servidores aposentados”.

PERFIL

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) foi criado em 1990, através do decreto n° 21.088/90, marcando pioneirismo em termos de Brasil. Desde então, vem desenvolvendo, de forma sistemática, ações integradas, orientadas a partir dos pressupostos concebidos nas instituições que norteiam a elaboração de políticas públicas para o envelhecimento.

Identidade organizacional

A missão do Programa é contribuir para a qualidade de vida do Servidor Público aposentado com foco na sua socialização e cidadania,desenvolvendo ações orientadas pelos pressupostos do envelhecimento ativo.

O PAI busca ser referência como um Programa proativo na criação de espaços e ações dirigidas aos cidadãos aposentados e pré-aposentados da Administração Pública Estadual.

Os valores organizacionais, definidos coletivamente e que movem toda a equipe, integram: ética, transparência, paixão, inovação e valorização das relações. Valores subjetivos, que ganham objetividade na postura e atitude da equipe da Copai, frente aos desafios e ações cotidianas desenvolvidas.

O PAI funciona na Rua Oswaldo Cruz, 2366 – Aldeota
Telefones: (85) 3101 1386 e 3101 1387