Governo do Estado promove I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados

10 de março de 2020 - 15:35 #

Os temas mais relevantes para a gestão pública em todas as esferas de governo serão debatidos durante o I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I ConGpR), evento que terá início nesta quarta-feira (11) e seguirá até sexta-feira (13), no Centro de Eventos do Ceará. De natureza técnica e científica, o I ConGpR tem como tema “Inovação e Desafios na Gestão das Políticas Públicas” e reunirá milhares de pessoas interessadas em se atualizar, conhecer casos de sucesso, trocar conhecimento e debater os desafios da gestão pública para resultados no Brasil e na América Latina. O evento é uma realização da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP).

“O I ConGpR representa um importante momento de troca de experiências e conhecimento entre gestores e técnicos públicos das três esferas. Será uma oportunidade de se conectar e aprender sobre as temáticas pertinentes à gestão voltada ao alcance de resultados para a sociedade, traduzidos, principalmente, na melhoria da qualidade dos serviços públicos”, explica o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior.

O Congresso será aberto com a palestra “Gestão pública para resultados nos governos contemporâneos”, ministrada pela presidente da Rede de Governos Subnacionais da Comunidade de Profissionais em Gestão para Resultados na América Latina (CoPLAC-GpRD), Mónica  Ballescá. Já o encerramento será feito pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que falará sobre “Perspectiva para gestão pública”. Participam ainda da programação o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, a primeira-dama Onélia Leite, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o deputado federal Mauro Benevides Filho, que falará sobre “O Plano Mais Brasil e os impactos na gestão pública”.

Os palestrantes integram a lista de pesquisadores e representantes do setor público que abordarão, durante os três dias do I ConGpR, temas como visão estratégica e escolha de prioridades, inovação para resultados, gestão e desenvolvimento de pessoas, governança, tecnologia, transparência e controle social na perspectiva do Tribunal de Contas, participação cidadã na implementação de políticas públicas, Parcerias Público-Privadas (PPP) e acordos de resultados como mecanismo de melhoria de gestão no estado do Ceará.

Durante a programação do evento, o Governo do Ceará apresentará sua experiência e os resultados de sucesso obtidos por meio da gestão para resultados. Estados como Maranhão, Pernambuco, Bahia, Goiás e Pará também apresentarão suas experiências na área.

Trabalhos científicos

O I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados também tem o objetivo de estimular a produção científica sobre o assunto. Por isso, abriu chamada para a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre gestão pública para resultados em quatro eixos: visão estratégica e escolha de prioridades, monitoramento e avaliação, gestão e desenvolvimento de pessoas para resultados e governança orientada para resultados. Ao todo, foram aprovados 101 trabalhos. Desse total, 20 serão apresentados durante o evento. Vale destacar que todas as pesquisas originais e relatos de experiência aprovados serão publicados nos anais do I ConGpR.

Acesso a programação completa do evento AQUI.

Serviço: I Congresso Nacional de Gestão para Resultados

De 11 a 13 de março de 2020

Abertura: 11/03, às 17 horas

Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão leste – Mezanino 1), Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz – Fortaleza