Refletindo desafios da gestão pública, I ConGpR inicia atividades em Fortaleza

12 de março de 2020 - 12:23 #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Após uma intensa agenda de preparação e trabalho em conjunto, o I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I ConGpR) acolheu, nesta quarta-feira (11), os profissionais, acadêmicos e demais interessados em discutir o futuro das políticas públicas nos campos da gestão e do conhecimento em todas as esferas de governo. Até sexta-feira (13), mais de 2 mil devem participar do Congresso organizado pelo Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE).

Representando o governador Camilo Santana na solenidade de abertura, o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Jucá, ressaltou a importância que o evento tem na atual conjuntura sociopolítica do Brasil. “O momento que atravessamos na administração pública é um dos mais desafiadores dos últimos tempos. Precisamos exercitar o uso do conhecimento para chegar onde precisamos chegar. Precisamos usar as ferramentas que temos ao nosso alcance para podermos atender àquilo que a sociedade precisa”, disse.

A fala de Flávio Jucá antecedeu a primeira palestra do Congresso, ministrada por Mónica Ballescá, presidente da Rede de Governos Subnacionais da Comunidade de Profissionais em Gestão para Resultados na América Latina (CoPLAC-GpRD). De acordo com a pesquisadora, um dos maiores desafios da esfera pública no campo da gestão para resultados é a interação com os cidadãos e o estabelecimento de uma relação de confiança entre os governos e os atores sociais. “Nós, que estamos no governo, precisamos estar mais preparados, ser mais inovadores e usar as tecnologias ao nosso favor. Também precisamos contar com funcionários públicos com ética e que sejam íntegros e motivados para gerar processos distintos”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador de Orçamento, Planejamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, ressaltou que o I ConGpR representa um importante momento de troca de experiências e conhecimento entre gestores e técnicos públicos das três esferas. “É uma oportunidade de se conectar e aprender sobre as temáticas pertinentes à gestão voltada ao alcance de resultados”, enfatizou.

Programação

As atividades do segundo dia do congresso seguem nesta quinta-feira (12), a partir das 9 horas, com a entrevista “Desafios da Gestão Municipal voltada ao alcance de resultados”. Na ocasião, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes será entrevistado pelo secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba. A programação deste segundo dia do I ConGpR ainda contará com uma série de outras atividades.

Os participantes poderão assistir a “short talks” com algumas das principais lideranças e gestores nacionais e estaduais, além de apresentações, painéis e rodas de conversa que abordarão temas como visão estratégica e escolha de prioridades, inovação para resultados, gestão e desenvolvimento de pessoas, governança, tecnologia, transparência e controle social e participação cidadã na implementação de políticas públicas, entre outros temas de relevância para os trabalhos no campo da gestão pública e privada.

Ainda nesta quinta-feira, serão realizadas apresentações de trabalhos acadêmicos sobre gestão pública para resultados em quatro eixos: visão estratégica e escolha de prioridades, monitoramento e avaliação, gestão e desenvolvimento de pessoas para resultados e governança orientada para resultados.

Confira a programação completa do evento Aqui.