Ceará Conectado já leva internet gratuita para 27 municípios

20 de janeiro de 2022 - 18:34 # # # #

Ascom Seplag

Lançado pelo governador Camilo Santana em setembro do ano passado, o programa Ceará Conectado já levou internet de qualidade e gratuita para praças e outros pontos públicos de 27 municípios do Estado, número que deverá chegar a 126 no próximo mês de março. A expectativa é que todos os 184 municípios do Ceará tenham pelo menos um ponto de internet pública e gratuita até o fim de 2022. Os números foram repassados pelo presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Lassance de Castro, ao titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Ronaldo Borges, durante reunião realizada nesta quinta-feira (20).

O Ceará Conectado está sendo implementado pela Seplag, por meio da Etice, e deve totalizar um investimento de aproximadamente R$ 67 milhões. “É um programa que, ao oferecer wi-fi gratuito para a população, promove a inclusão social por meio da inclusão digital, uma vez que possibilita o acesso à informação, ao conhecimento e às oportunidades presentes nas plataformas digitais. Além disso, o Ceará Conectado também tem possibilitado a expansão do programa de videomonitoramento, proporcionando mais facilidade de acesso aos serviços digitais dos órgãos públicos”, destaca o secretário Ronaldo Borges.

Por meio do Ceará Conectado, o Governo pretende expandir em 60% a infraestrutura do Cinturão Digital, que passará dos atuais 4.387 quilômetros (km) de fibra óptica, sendo 988 km na Capital e 3.399 km no Interior, para 7.046 km.