Seplag trata sobre Carta de Serviços ao Cidadão com profissionais de Comunicação e TI
7 de agosto de 2024 - 11:24 #Carta de Serviços #Ceará Digital #Portal Único de Serviços #Programa Ceará Mais Digital
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Os serviços que os órgãos e entidades do Governo do Ceará produzem para a população estão listados na Carta de Serviços ao Cidadão, documento instituído por lei. Buscando tornar essas informações ainda mais claras e ampliar a divulgação desse catálogo de serviços para a sociedade, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), reuniu em seu auditório, nessa terça-feira (6), assessores de Comunicação e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) dos órgãos/entidades do Estado para tratar sobre o tema. O encontro foi aberto pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, e contou com a presença do coordenador de Imprensa do Governo do Ceará, Tiago Cafardo.
Os serviços ofertados pelo Governo do Ceará para a população estão disponíveis no portal Ceará Digital (https://cearadigital.ce.gov.br/). Atualmente, existem 1.239 serviços mapeados, sendo 30% deles digitais, facilitando o dia a dia da população. Desde o início deste ano, mais de dois milhões de usuários já acessaram o portal único de serviços do Governo do Ceará. O objetivo é que esse número cresça consideravelmente por meio da maior divulgação e da otimização dos serviços ofertados.
“Queremos que todos os cidadãos cearenses acessem os serviços digitais do Governo do Ceará. É preciso que o seu Raimundo, dono de um mercadinho no interior cearense, por exemplo, saiba como matricular o neto dele na escola pública por meio do portal Ceará Digital. Precisamos transformar nossa plataforma em um Google. O contribuinte precisa ir direto ao portal”, destacou o secretário Alexandre Cialdini.
O detalhamento da Carta de Serviços ao Cidadão foi apresentado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (Coget), liderada pelo coordenador Márcio Moraes. Na oportunidade, a equipe da Coget destacou que a responsabilidade da descrição da Carta de Serviços é de cada órgão/entidade do Estado. Ao ler a carta de serviço, o cidadão precisa encontrar, entender e usar.
Para auxiliar nesse processo de atualização e descrição dos serviços, a Seplag realizará, no próximo dia 14 de agosto, um treinamento para as Assessorias de Comunicação do Governo do Ceará.
Programa Ceará Mais Digital
O portal único de serviços do Governo do Ceará está inserido no Programa Ceará Mais Digital, iniciativa que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção da transformação digital do Estado.
“Apenas dois estados brasileiros possuem um programa de transformação digital: Alagoas e Ceará. Daí a importância de aproveitarmos essa oportunidade e fazermos o melhor com essa iniciativa. Esse programa financiou o Suite, sistema por onde passam todos os processos. Hoje, 98% dos órgãos estaduais estão no Suite”, disse Cialdini.