Seplag promove capacitação sobre Carta de Serviços ao Cidadão para órgãos estaduais

19 de julho de 2024 - 13:16 # # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), finalizou, nesta sexta-feira (18/07), o curso Carta de Serviços ao Cidadão, com o intuito de capacitar os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na elaboração e atualização da ferramenta que disponibiliza, de forma virtual, serviços executados pelo Governos Ceará direcionados aos cidadãos. Desde março, quando a formação foi iniciada, foram treinadas 15 turmas, sendo 13 de forma presencial e duas de forma remota.

A analista de gestão da Coget, Camila Martins, que ministrou os treinamentos, diz que estão sendo formados multiplicadores, assim, os participantes aprendem como atualizar a Carta de Serviços e repassam o conhecimento dentro do seu órgão. “Na capacitação, além de aprenderem a utilizar a ferramenta, os cursistas recebem dicas para uma comunicação clara e acessível. Essa etapa é crucial, pois a Carta de Serviços é produzida para a sociedade. Por isso, enfatizamos a importância de uma linguagem simples e direta, livre de jargões técnicos e termos complexos, facilitando a compreensão da mensagem por todos”, afirmou.

Para o assessor de TIC da Ceasa, Valdecir Lima, o projeto é importante tanto para quem vai implementar, quanto para quem vai atualizar sua carta de serviços. “Ao invés do cidadão procurar um serviço pontuado em vários locais, ele vai encontrar todos em um só portal. Se eu vou procurar um boleto da Cagece, eu posso encontrar no Ceará Digital, se eu quiser saber sobre IPVA também vou no mesmo portal. Isso facilita demais a vida do cidadão”, declarou o assessor.

A Carta de Serviços ao Cidadão do Governo do Ceará é gerenciada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e disponibilizada à população por meio do Ceará Digital (https://www.cearadigital.ce.gov.br/). A ferramenta tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pela administração estadual, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.