Ato ecumênico celebra renovação dos valores cristãos

5 de abril de 2023 - 16:58 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Páscoa, palavra hebraica que significa “passagem” e que nomeia a festa anual dos cristãos, trazendo a lembrança da ressurreição de Jesus Cristo e convidando cada pessoa a reavaliar a própria vida e a renovar os valores cristãos. Com essa reflexão, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, na manhã desta quarta-feira (5), celebração ecumênica de Páscoa com todos os seus servidores e colaboradores. O evento foi conduzido pelo Frei Ricardo Régis e pelo pastor Mário Levy, e aconteceu no auditório da Seplag.

Na abertura da celebração, a titular da Seplag, Sandra Machado, deu as boas-vindas aos religiosos e ao público e falou sobre a importância da reflexão proporcionada pela data, enfatizando a necessidade de cada um olhar para si e avaliar suas próprias ações e seus sentimentos. “Mesmo aqueles com os quais não concordamos trazem dentro de si referências e qualidades que não reconhecemos em nós. Que nós possamos fazer essa reflexão. Que possamos, para além de querer que o outro faça, identificarmos o que é que nós podemos, de fato, fazer para tornar esse mundo melhor”, disse a secretária.A palavra do Frei Ricardo Régis reforçou a oportunidade que a Páscoa traz para a auto reflexão e a reconciliação. “Essa é uma oportunidade de termos um encontro conosco e percebermos quem somos. É um momento para eu me reconciliar comigo, com o outro e com Deus”, declarou, lembrando do período da quaresma e das provações que todos enfrentam no cotidiano e que, muitas vezes, resultam em sentimentos negativos.

“A igreja nos apresenta três antídotos para que possamos chegar a uma cura interior: a oração, o jejum e a caridade. A oração me reconcilia com Deus. Mas é preciso deixar de esperar de Deus e dos outros aquilo que cabe a mim mesmo fazer. Quando eu me aproximo de Deus fazendo a minha parte, tudo se torna diferente. Não quer dizer que não teremos provação. Mas se Deus está comigo, eu tenho certeza que posso suportar as minhas dores”, ressaltou o frei. O Frei lembrou ainda que a Páscoa significa renovação. Um chamado para uma vida nova, regida por virtudes como paz, caridade, honestidade e alegria. “Páscoa é renovação. É sair do Egito, passar pelo deserto e caminhar para uma vida nova. É a garantia de vitória, sucesso e felicidade dentro de mim”, finalizou.

Esperança

Em sua pregação, o pastor Mário Levy falou sobre a história da Páscoa e a mensagem que ela traz de que, ao morrer, “o cordeiro de Deus nos ajuda a sair do pecado para uma vida plena”. Durante a celebração, o pastor também convidou o público a uma reflexão sobre o impacto da ressurreição na vida de cada um. “Como exatamente essa ressurreição tem a ver com a minha vida? Imagine que uma pessoa planeje fazer um piquenique com os filhos no dia seguinte, mas receba a notícia de que choverá. Ela se sentirá frustrada. Agora, se a mesma notícia – vai chover amanhã – for dita a um sertanejo que vive em uma região onde não chove há um ano e meio, ele se sentirá feliz. Então, a mesma notícia pode ser boa ou ruim, dependendo de qual história maior a pessoa está inserida. É nesse ponto que a história da ressurreição toca a nossa história. Se eu pego a história da minha vida e a coloco nessa história maior que é a ressurreição, muitos dos meus medos se apequenam. Se eu pego a história da minha vida e a coloco dentro dessa história maior de que Jesus vive e me garante vida eterna, tudo ganha novas cores. Então, que a Páscoa para nós ganhe essa dimensão de ressurreição”, declarou o pastor.

Música e chocolate

A programação do ato ecumênico contou ainda com a apresentação musical dos colaboradores Julivam Rodrigues, da Célula de Logística Institucional, e José Morais de Sousa Filho, da Célula de Gerenciamento de Serviços de TIC. A manhã foi encerrada com a distribuição de chocolates. O ato ecumênico para os servidores/colaboradores da Seplag contou ainda como o apoio da Escola de Gestão Pública e da Associação dos Servidores (Asseplag).