Seminário Pilares é encerrado com palestras sobre gestão e cultura de inovação

12 de junho de 2023 - 09:44 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O segundo e último dia do Seminário Pilares Estruturadores da Política de Planejamento e Gestão, ocorrido nesta quarta-feira (7), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), abordou os temas Gestão por competências, Gestão baseada em evidências e Cultura de inovação. O evento, realizado pela Seplag-CE, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), reuniu os integrantes do Sistema de Planejamento e Gestão do Ceará, que inclui ainda o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearáprev) e o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec).

A programação do dia teve início com a apresentação da diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena, que leu um conto de autoria própria para introduzir o tema Gestão por competências. Em sua fala, a diretora enfatizou a importância das pessoas para o êxito da Gestão por competências na prática. “Esse é um processo complexo que demanda tempo, esforço e, sobretudo, mudança de cultura organizacional. A cultura não se muda fácil, não se muda pelos outros, somos todos nós que estamos aqui que fazemos acontecer. Às vezes, temos as melhores ferramentas e tecnologias, mas se não trabalharmos a cultura, se não sensibilizarmos, se as pessoas não entenderem que estão juntas no processo, esse processo será boicotado”, destacou.

A diretora da EGPCE também definiu o que é competência com o conceito CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. “É importante haver conhecimento, habilidade e atitude, mas com foco no resultado, na entrega que a instituição faz para a comunidade. O conhecimento é o saber, aquilo que se aprende em cursos e treinamentos, por exemplo. A habilidade requer que eu aplique meu conhecimento e transforme isso em uma prática. A atitude, que é hoje o maior desafio em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, é o que a pessoa quer e pode fazer. Conhecimento, Habilidade e Atitude precisam andar juntos”, explicou.

Dulce Ane Lucena apresentou ainda o caso prático da EGPCE, que está desenvolvendo um Sistema de Gestão por competências.

Gestão baseada em evidências

A programação do dia prosseguiu com a palestra sobre Gestão baseada em evidências, proferida pelo professor José Macêdo, ex-cientista chefe de Dados da Transformação Digital.

Conforme o palestrante, os dados são importantes para que o governo atenda, de fato, às necessidades do cidadão. “Para atender o cidadão, o governo precisa começar pelo próprio cidadão. É necessário conhecer cada pessoa em sua particularidade. Precisamos usar a tecnologia para processar esses dados em larga escala e entregar isso para o conjunto de pessoas que trabalhará uma política pública”, disse. Usando como exemplo o uso em larga escala que os cidadãos fazem de aplicativos de filmes, nos quais recebem sugestões conforme o seu perfil de usuário, Macêdo disse que a meta é ter algo semelhante para as políticas públicas, sugerindo às pessoas aquelas que mais atendem às suas necessidades.

“Por que o cidadão não recebe sugestão de política pública como ocorre em aplicativos de filmes, que fazem sugestões com base no perfil do usuário? Por que não podemos fazer isso? Dessa forma, com sugestões de políticas públicas com base no perfil do cidadão, o serviço público atenderá quem realmente precisa. A gente acredita nessa visão. Para isso, precisamos de tecnologia, de gestão de dados para fazer essa inteligência analítica, para desenhar políticas públicas e fazer recomendações personalizadas para as pessoas”, enfatizou.

Segundo Macêdo, os desafios para essa mudança incluem ausência de lideranças, falta de compreensão dos problemas, orientação à tecnologia e ao usuário, falta de integração governo/governança de dados, inexistência de cultura analítica e ausência de processos de avaliação de impacto.

O palestrante apresentou, ainda, experiências do uso bem-sucedido de dados no Governo do Ceará, como a Plataforma Big Data e Inteligência Artificial para Segurança Pública e a Plataforma Analítica da Proteção Social do Ceará.

Cultura de inovação

A programação do Seminário foi encerrada com a palestra sobre Cultura de inovação, ministrada pela professora e consultora de inovação no setor Público, Jéssika Moreira. A palestrante iniciou sua fala lembrando que inovar em governo não é mais uma escolha, mas um imperativo. De acordo com ela, a inovação não deve estar restrita a laboratórios especializados, mas precisa fazer parte de todas as áreas. “Inovar precisa ser um objetivo diário. Inovar é uma questão de sobrevivência. É possível inovar pensando na melhoria de algo que está no dia a dia da nossa instituição, da nossa área, dos desafios diários que chegam à nossa mesa”, destacou.

A palestrante lembrou que, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a inovação no setor público pode ser dividida em três pontos: precisa ser uma novidade, introduzindo novas abordagens no contexto onde estão inseridas; deve ser implementada, não somente idealizada; e precisa gerar impacto, entregar valor público, incluindo eficiência e efetividade, além da satisfação do cidadão. “Se a gente conseguir cumprir esses três pontos, a gente entregou inovação no setor público. Não é sobre ter aqui uma grande tecnologia”, disse Jéssika Moreira.

União

A secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, encerrou o evento ressaltado a importância da união entre as pessoas para o êxito do processo de inovação na gestão pública e para a melhoria das entregas governamentais para a sociedade. “Todos os palestrantes que participaram do Seminário falaram de gente. E gente somos nós. A nossa parcela de contribuição, as nossas exigências e cobranças devem começar em nós mesmos. Só assim conseguiremos enxergar os outros e perceber que não é um contra o outro, mas um com o outro. Devemos procurar no outro o que ele tem de melhor para dar de contribuição e disponibilizar aquilo que nós temos de melhor. Só assim nós conseguiremos construir algo diferente e obter bons resultados”, afirmou.

Seminário

O Seminário Pilares Estruturadores da Política de Planejamento e Gestão teve início na última segunda-feira (5), com as exposições sobre as Diretrizes da gestão e os pilares estruturados, feita pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Avilton Júnior; Governança orientada para resultados, com o diretor do Instituto Publix, Gilberto Porto; e Gestão por processos, realizada pelo CEO do Grupo Portfolio, Cassio Germano.

YouTube

O Seminário Pilares Estruturadores da Política de Planejamento e Gestão também foi transmitido pelo canal da Seplag no Youtube. Confira as palestras do primeiro e do segundo dia do evento.