PPA chega à Grande Fortaleza destacando políticas para comunidades e inclusão da juventude

21 de julho de 2023 - 16:10 # # # #

TEXTO: Isabella Campos - Ascom Casa Civil | FOTOS: Thiago Gaspar - Casa Civil

Faltando apenas um encontro para o fim do ciclo de plenárias do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, os debates chegaram à região da Grande Fortaleza. Sediado em Fortaleza, a plenária contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da senadora da República, Augusta Brito; da secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, demais secretários e outras autoridades políticas da região.

Disposto a ouvir a população de todas as regiões do Estado e entender as principais demandas diretamente de quem as vive, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância desse ato de democracia “em seu mais puro estado”.

“Quem quer ser governador não pode reclamar de cobrança. Devemos nos alimentar dessas demandas para não nos acomodarmos, e assim fazer as transformações para a sociedade ir para a frente. Por isso, estamos nesse importante momento de escuta, de elaboração de propostas, de debates”, pontuou o governador. “Quero que a sinalização [do nosso Governo] seja clara. No governo que nós integramos a política não será restrita a ir a urna de dois em dois anos, será também entregue ao nosso povo o direito de influenciar para onde está indo o dinheiro”, completou.

Também presente no evento, a vice-governadora Jade Romero, concordou com o governador e se mostrou feliz com a participação de Fortaleza. Apenas de pré-inscrições foram cerca de 700. “Estou muito feliz de conseguirmos fazer esse processo político, democrático e participativo por todo o Estado. Estou muito satisfeita de ver a determinação do nosso Governo e do governador de fazer essa ação dar certo, com presença nas regiões administrativas e presença massiva dos nossos secretários de Estado. Porque quem ouve mais erra menos”, concluiu a vice-governadora.

Demanda direto da população

A secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, que tem ficado à frente de todo esse processo, pontuou o enriquecimento desse diálogo. “Aqui temos uma diversidade de pessoas para representar todas as pessoas desse região. Estamos aqui para ouvir a população, ouvir as demandas e dialogar com as pessoas”, declarou a secretária.

Outro ponto abordado pela secretária é a força que esse instrumento democrático ganha, principalmente pelo governador e seus representantes estarem presentes nos encontros. “Em nosso 13º encontro do PPA, já estivemos em 12 regiões, e tem sido muito bom ver a participação do nosso secretariado. O governador decidiu convocar todos os seus secretários para se fazerem presente e ouvirem as pessoas pessoalmente nesses encontros. Temos a determinação do nosso governador para observássemos com muito critério as promessa de governo, mas também o que vier de demanda da população a partir das diretrizes identificadas”, pontuou.

Foi acreditando em ser ouvido que Ivan Batista, da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, foi até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Fortaleza, para falar sobre juntar o turismo e a comunidade.

“O turismo é muito forte no nosso Estado, e acredito que podemos unir a comunidade e o turismo. Já temos projeto nesse sentido, belíssimo, mas sem a força do Estado. Fortaleza tem Vila do Mar, Barra do Ceará, Pirambu e outras. Então é importante que o Governo do Estado invista no turismo comunitário, nas favelas, nas comunidades. Precisamos reforçar isso”, pontuou Ivan.

A dona Aíla Marques, moradora da periferia de Fortaleza, integrante do movimento de mulheres, também esteve presente no evento para fazer a sua demanda. “São muitas demandas, para mim, que vivo na luta, é sempre difícil escolher entre tantas, mas hoje vim falar de inclusão. Quando falamos de assistência social, muitos entendem como se fosse ‘dar’ alguma coisa. Mas hoje, eu acho que precisamos mesmo é da inclusão. Precisamos dessa assistência social da inclusão, principalmente dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Precisamos dessa assistência ser pensada com projetos”, ressaltou Aíla.

Também foram demandas em favor da juventude: o incremento de ações voltadas a juventude e cultura; políticas de ressocialização de jovens que saíram do sistema socioeducativo; revitalização de espaços ociosos afim de torna-los locais de atividades voltadas à juventude.

Educação política

O secretário da Articulação Política, Waldemir Catanho, que tem marcado presença nos encontros, destacou que, para além de ouvir as demandas da população, esses encontros também têm servido para a educação política da população.

“Aqui, nesse processo, estamos contribuindo e estimulando a participação popular, trazendo o cidadão e cidadã comum para entender como funciona um governo, para entender as dificuldades de governar, para entender como funciona a máquina pública. É um processo de educação política inestimável”, explicou o secretário. “Além disso, também ganhamos a confiança da população. É esse processo de educação política, que só pode ser construído a partir de participação popular, que estamos construindo a partir desse tipo de iniciativa”, completou.

Plataforma digital

A participação do povo não para pelo encontro presencial. Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região da Grande Fortaleza poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.