Plataforma virtual: população pode contribuir para a construção do PPA até 10 de agosto

26 de julho de 2023 - 09:56 # # #

Ascom Seplag

Com o propósito de garantir a efetiva participação popular na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), ampliou o prazo para que os cidadãos de todas as regiões do Estado deem a sua contribuição por meio da plataforma virtual https://cearaparticipativo.ce.gov.br/. Até o dia 10 de agosto de 2023, toda a população cearense pode acessar a plataforma para priorizar até seis temas, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada temática e sugerir até três novas propostas.

A contribuição cidadã por meio da plataforma virtual complementa o trabalho realizado nos encontros regionais com a participação popular das 14 regiões do Ceará. Desde o dia 21 de junho, estão sendo realizados eventos presenciais nas 14 regiões de planejamento do Ceará, organizadas segundo as similaridades geográficas, socioeconômicas, culturais e rede de fluxos. Os eventos têm contado com a participação do governador Elmano de Freitas e da vice-governadora Jade Romero. O último encontro regional ocorrerá nesta quinta-feira (27), no município de Crato.

“A participação popular na elaboração do PPA 2024-2027 é fundamental para garantir que as políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará atenderão, de fato, às necessidades de cada região do Estado, promovendo mais qualidade de vida e oportunidades iguais de desenvolvimento socioeconômico para todos. Por isso, convidamos todos os cidadãos a entrarem na plataforma virtual e darem a sua contribuição para que possamos construir um Ceará cada vez mais avançado”, destaca a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado.

Construção

Instrumento de planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos, o PPA 2024-2027 está sendo construído desde o início do ano. Neste sentido, em paralelo aos encontros regionais participativos, o Governo do Ceará vem trabalhando com os representantes dos órgãos/entidades da administração pública estadual a construção dos resultados almejados e dos indicadores para o PPA, além de outros temas importantes para a construção do orçamento.

O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

Destaca-se, ainda, no processo de construção do Plano para os próximos quatro anos a transversalidade, visto que o Ceará está entre os primeiros estados brasileiros a trabalhar o orçamento sensível à raça e ao gênero.

Participação popular no PPA 2024-2027

Plataforma virtual: https://cearaparticipativo.ce.gov.br