População do Cariri se engaja no último encontro regional do PPA Participativo do Ceará

27 de julho de 2023 - 17:35 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto | Thiago Gaspar e Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

No Crato, mais de 350 pessoas se inscreverem para contribuir no Plano Plurianual 2024-2027

O Ceará que queremos construir para os próximos quatro anos foi discutido ao longo de plenárias realizadas nas 14 regiões de planejamento do Estado. Nesta quinta-feira (27), o Governo do Ceará realizou o último encontro regional do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 em Crato, no Cariri. O governador Elmano de Freitas participou do encontro, que também contou com a presença da senadora Augusta Brito; secretários (as) de Estado; prefeitos; e representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil.

A iniciativa de escutar e dialogar com a população começou em 21 de junho, em Baturité, com o objetivo de elaborar políticas públicas eficientes e alinhadas às particularidades e necessidades dos territórios e seus habitantes. Mais de duas mil diretrizes já foram propostas durante as plenárias regionais.

O governador afirmou que as contribuições são fundamentais para a definição das prioridades e estratégias para avançar o Ceará, com igualdade e justiça social. “Nós temos que elevar o nível de consciência do nosso povo, porque já aprendemos que as demandas que temos são muitas, mas não temos recurso para tudo. A democracia pode ser mais. Pode ser o povo que é dono do dinheiro dizer para onde deve ir o dinheiro no orçamento. É isso que estamos construindo, definindo as diretrizes e conversando sobre o orçamento. É mais fácil acertar ouvindo o povo do que sem ouvi-lo”, concluiu.

Sandra Machado, titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), pasta que coordena o PPA, ressaltou que a participação presencial e ativa superou as expectativas. Segunda ela, isso revela o engajamento das pessoas na proposição de novos caminhos para o Ceará. “Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino. Nós não merecemos deixar o nosso futuro em outras mãos que não sejam as nossas mãos. Por isso, a gente precisa deixar a nossa digital no PPA. Na plataforma, as pessoas devem votar para priorizar as diretrizes que irão para o PPA”, convidou.

Representando os gestores municipais da região, José Ailton Brasil, prefeito do Crato, defendeu que a união beneficia o caririense. “O Cariri recebeu o encontro de braços abertos, com o intuito e a vontade de discutir os rumos que queremos para o nosso futuro. Discutir o Cariri como um todo, para que possa crescer e se desenvolver”, concluiu.

Cariri no centro

Na Escola Estadual de Educação (EEEP) Profissional Maria Violeta Arraes, onde o 14° encontro foi sediado, seis grupos temáticos apresentaram demandas e ideias, finalizando a discussão com o registro de diretrizes que falam de um território diverso e reconhecido pela cultura pulsante. O Cariri conta com 28 municípios e mais de um milhão de habitantes.

A professora Elisabete Pacheco, que estava no grupo de Saúde, Esporte, Cultura e Turismo, pontuou que a escuta sincera e acolhedora é fundamental para promover a dignidade humana. “É importante ouvir todas as vozes em torno desses territórios. A gente quer muito mais. Precisamos dizer o tempo inteiro o que nos inquieta. Queremos política pública, algo que perdure”.

O engenheiro agrônomo José Rutemberg Silva representou o grupo que debateu sobre a convivência com o território, com foco na valorização dos saberes e modos de produção, segurança alimentar e combate à fome, entre outros. “Precisamos fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos no Ceará. É uma demanda que eu defendi. Também incentivar a agricultura familiar e festivais de saberes e sabores”, exemplificou.

O produtor cultural Davidson Kennedy, do grupo que incluía Assistência Social, Segurança Pública e Justiça, Inclusão Social e Direitos Humanos, destacou a iniciativa do PPA evidenciar a transversalidade, visto que o Ceará está entre os primeiros estados brasileiros a trabalhar o orçamento sensível à raça e ao gênero. “A Região do Cariri é a que mais mata a população LGBTQIA+ [no Ceará]. Precisamos ter um cuidado a mais. Esperamos que o Centro de Referência Estadual, que já existe em Fortaleza, venha para o Cariri”.

Para o secretário-executivo da Articulação Política do Ceará, Antônio Carlos, o Cariri demonstra que a participação cidadã transforma a sociedade. “O protagonista principal é o povo do Cariri nas suas reivindicações e suas demandas”.

Participe também

A população cearense pode contribuir por meio da plataforma virtual  No site, é possível priorizar até seis temas, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada temática e sugerir até três novas propostas.

Após as contribuições, análise técnica e ajustes, o PPA deve ser entregue como Projeto de Lei para ser discutido e votado na Assembleia Legislativa do Ceará.

O PPA 2024-2027 do Ceará conta com oito temas transversais e está dividido em quatro eixos estratégicos: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.