População do Ceará pode contribuir para a construção do PPA até 10 de agosto

31 de julho de 2023 - 14:59 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Além da plataforma virtual, a população também pode contribuir para o PPA 2024-2027 por meio do App Ceará, disponível para smartphones com sistemas iOS e Android

Os cidadãos cearenses de todas as 14 regiões de de planejamento do Estado têm até o dia 10 de agosto para darem a sua contribuição para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas das administração pública. Para contribuir, basta acessar a plataforma digital https://cearaparticipativo.ce.gov.br/ ou o aplicativo App Ceará, disponível para iOS e Android.

Ao ingressar na plataforma do PPA 2024-2027, seja pela internet ou pelo App Ceará, o cidadão pode priorizar até seis temas, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada temática e sugerir até três novas propostas. É com base na participação popular que o Governo do Ceará constrói e implementa as políticas públicas capazes de atender às necessidades de cada região, gerar mais oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e elevar a qualidade de vida dos cearenses.

“Estamos iniciando esta nova etapa da elaboração do PPA para que possamos coletar as principais diretrizes e fazer com que esse instrumento de planejamento realmente reflita as ideias, as intenções e os desejos da população do Ceará”, destaca a titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Sandra Machado.

A participação virtual da população complementa o trabalho realizado pelos técnicos da Seplag e a contribuição feita pelos cidadãos nos encontros presenciais realizados pelo Governo do Ceará em todas as regiões do Estado. Os encontros ocorreram entre junho e o final de julho e contaram com a participação do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da secretária do Planejamento e Gestão Sandra Machado, além de outras autoridades.

“Durante os encontros presenciais, nós observamos um movimento crescente da participação popular. A cada encontro, as pessoas aderiram mais a esse movimento que é essencial na democracia, que é ouvir os cidadãos. A participação do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, dos secretários e dos secretários executivos de Estado fizeram com que a população se sentisse acolhida. Isso irmanou a todos nós em um trabalho em prol de um Ceará cada vez melhor”, acrescentou Sandra Machado.

Saiba mais

Desde o início do ano, o Governo do Ceará, por meio da Seplag, vem trabalhando para a construção do PPA 2024-2027. Foram realizados de encontros e oficinas com representantes dos órgãos e entidades da administração pública estadual para a construção dos resultados almejados e dos indicadores para o PPA, além de outros temas importantes para a construção do orçamento.

Paralelamente, ocorreram os encontros regionais com a participação popular nas 14 regiões de planejamento do Estado e, agora, chegou a vez de todos os cidadãos do Ceará reforçarem a sua participação na construção do PPA 2024-2027 por meio da plataforma virtual https://cearaparticipativo.ce.gov.br/.

O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

O trabalho para a construção do PPA também foca na transversalidade, tornando o Ceará pioneiro na elaboração do orçamento sensível à raça e ao gênero.

Serviço

Contribuição cidadã para o PPA 2024-2027
Até 10 de agosto de 2023
Pela plataforma https://cearaparticipativo.ce.gov.br/ ou pelo aplicativo App Ceará, disponível para smartphones com sistema iOS ou Android