Aula magna do curso preparatório para a aposentadoria ocorrerá nesta sexta-feira (4)

2 de agosto de 2023 - 11:54 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Aposentar-se é muito mais do que deixar de trabalhar e passar a contar com tempo livre. Esse processo de transição da vida laboral ativa para a aposentadoria requer planejamento financeiro, emocional e social para que a nova etapa da vida seja desfrutada de forma saudável e feliz. É pensando nisso que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) realizará, a partir desta sexta-feira, dia 4 de agosto, a edição 2023 do curso do Projeto Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa), destinados aos servidores aptos à aposentadoria.

A aula magna do curso, que é executado pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), ocorrerá no auditório da Seplag, a partir das 8h, e contará com palestra da professora Lúcia Helena de Freitas Pinho França, PhD em Psicologia pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) na temática da aposentadoria, pós-doutora pela Universidade de Aveiro (Portugal), doutora pela Universidade Salgado de Oliveira, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Seplag no YouTube (@seplagdoceara).

Os interessados já podem se inscrever para a aula magnas e para o curso por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQcQwXPFmYfU9nxWLY-kR4YOxzSySVeFLYnx3Y84m16ASNiA/viewform. O curso conta com a parceria da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev).

Aulas virtuais

Pela primeira vez, as aulas do curso ocorrerão de forma virtual, ao vivo, por meio do Google Meet. O objetivo é possibilitar que servidores de todos os municípios cearenses participem e se preparem para a aposentadoria. Os encontros serão realizados semanalmente, às terças-feiras, das 14h às 17h, até o mês de outubro.

Os módulos do curso foram preparados levando em consideração uma pesquisa de satisfação feita com os participantes de outras edições do Pipa. As temáticas abordadas no curso incluem o uso das novas tecnologias, saúde e novos modos de vida, educação financeira, empreendedorismo, cultura, previdência social e impactos na aposentadoria.

Curso do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa) 2023

Aula magna:
4 de agosto de 2023, das 8h às 12h, no auditório da Seplag.
Transmissão pelo canal da Secretaria no YouTube.

Módulos:
De agosto a outubro, toda terça-feira, das 14h às 17h, ao vivo pelo Google Meet