Alunos do curso de Ciências Contábeis da Uece visitam a Seplag

17 de novembro de 2023 - 09:31 # # #

Ascom Seplag

Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu a visita de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O grupo de estudantes, que veio conhecer a estrutura e o funcionamento da Seplag de perto, foi recepcionado pela secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado.

“É sempre muito bom para nós, que fazemos o Governo, apresentar o nosso trabalho. E a universidade está oportunizando uma grande experiência em poder mostrar como funciona a teoria na prática. Hoje a Seplag tem um espectro muito grande de atividades. Somos responsáveis pelo planejamento, orçamento, captação de recursos financeiros. Na gestão, tudo do Governo passa por aqui também. Temos a gestão de pessoas, terceirizados, as políticas de tecnologia e comunicação, compras, patrimônio e logística. Todas as políticas que possam interferir no funcionamento das outras secretarias passam pela Seplag”, explanou a secretária Sandra.Acompanhada pelos professores do curso de Ciências Contábeis, Samuel Castelo e Manuel Salgueiro, a visita dos alunos foi dividida em dois momentos: a primeira, realizada no auditório da Seplag, onde os secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna, Avilton Júnior; de Planejamento e Orçamento, Naiana Corrêa; de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes; e de Políticas Estratégicas para Liderança, Roziano Linhares; apresentaram a estrutura e as atribuições de cada Secretaria Executiva e suas respectivas coordenadorias, assim como missão, objetivos, valores e detalhes do planejamento estratégico da Seplag. No segundo momento, os estudantes visitaram as coordenações da Seplag, onde conferiram o trabalho na prática, assim como uma breve explanação sobre as funções de cada setor.

“Essa iniciativa da visita é do Laboratório de Administração Pública, junto ao Observatório de Finanças Públicas, mostrando o diferencial do nosso curso, visto ser o que mais tem disciplinas de finanças públicas”, registrou o professor Samuel Castelo. O docente destacou ainda a rica experiência para os alunos ao conhecer melhor a política do Governo do Ceará, “que é pujante na área do planejamento e investimento”.