Sessão solene marca 60 anos do planejamento no Ceará e homenageia servidores públicos

11 de dezembro de 2023 - 17:53 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

“Quem planeja tem futuro. Quem não planeja tem destino”. Foi lembrando a frase que marcou a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 que a titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado, enfatizou a importância do planejamento para a gestão pública em seu discurso durante a sessão solene que marcou os 60 anos do Planejamento no Ceará, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento, realizado no Plenário 13 de maio, atendeu a um requerimento do deputado e presidente da Assembleia, Evandro Leitão, subscrito pela deputada Larissa Mora e pelo deputado Audic Mota.

A sessão foi presidida pelo deputado Audic Mota e, além da secretária Sandra Machado, também contou com as presenças do ex-secretário do Planejamento e ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota; do ex-secretário do Planejamento José Antunes Fonseca da Mota, que, na ocasião, representou a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); do diretor do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa; e do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha.

Em seu discurso, o ex-governador Gonzaga Mota rememorou o pioneirismo do Ceará no planejamento público e a relevância do ex-governador Virgílio Távora para os avanços nessa área. “O primeiro estado membro da federação a fazer planejamento foi o Ceará, no governo do meu chefe político, o governador Virgílio Távora. Ele é o pai do Planejamento no Ceará. Virgílio fez o Plameg I. Os governos seguintes fizeram seus planos também. Na segunda gestão do ex-governador Virgílio Távora, fui convidado para coordenar a elaboração do Plameg II, feito com uma equipe genuinamente cearense, composta por integrantes do BNB, UFC, Uece e do próprio Governo do Estado. Virgílio colaborou de forma significativa na elaboração do Plameg II. Além de ser político, ele era um técnico”, disse. “Virgílio criou o planejamento há 60 anos. Eu comecei a participar há 50”, reforçou Gonzaga Mota.

Memória e desenvolvimento

“Resgatar essas memórias faz parte da nossa história. Construímos o planejamento em bases sólidas, e aqui estão as pedras fundamentais. O período de 60 anos de planejamento pode ser considerado curto para um estado, mas se levarmos em conta os recursos da época para desbravar o terreno que era infértil e árido na área, podemos entender a dimensão do que foi começar a planejar um estado, bem como a importância de colocar luz nesse processo, algo que não existia”, disse a secretária Sandra Machado.

A titular da Seplag reforçou ainda que o planejamento é fundamental para monitorar, avaliar e corrigir os rumos das políticas públicas. “O desenvolvimento precisa ser pensado, articulado e financiado. Exige enorme empenho de pessoas, empresas e instituições. O desenvolvimento proporciona crescimento econômico, mas ele só ocorre de fato quando possibilita a construção de dignidade humana e justiça social”, acrescentou.

Homenagens

Para reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o planejamento da gestão pública no Ceará ao longo desses 60 anos, foram entregues certificados homenageando os seguintes servidores aposentados da Seplag: Carlos Eduardo Pires Sobreira, Philipe Nottinghan, e Fátima Coelho Benevides Falcão. Também foram homenageados servidores da ativa que atuam para que o Estado continue tendo êxito no planejamento: Marcos Medeiros de Vasconcellos, Régis Meireles Benevides, Lara Maria Silva Costa, Naiana Correa Lima Peixoto e Luiz Carlos Holanda Antero, além da secretária Sandra Machado.