Gestores de RH conhecem dados da pesquisa do perfil das lideranças do Governo do Ceará

27 de fevereiro de 2024 - 15:17

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o perfil das lideranças da administração pública estadual, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança (Sexec-LID) e do Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará, realizou, no fim de 2023, uma pesquisa on-line com os servidores que ocupam essas funções, cujos resultados foram detalhados, nesta terça-feira (27), no workshop “Análise da Pesquisa do Perfil de Liderança do Estado do Ceará”. O evento, que contou com a parceria da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), reuniu representantes das áreas de Recursos Humanos (RH) dos órgãos/entidades que participaram da pesquisa.

Ao abrir o workshop, a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, ressaltou a relevância da pesquisa para elevar o nível das lideranças que atuam na administração pública estadual e, consequentemente, melhorar os resultados entregues à sociedade. “Sabemos que uma gestão eficiente se faz com boas lideranças. Por isso, o foco da Sexec-LID não está apenas no perfil dos profissionais que serão selecionados para os cargos em comissão do Governo do Ceará, mas também nas pessoas que já estão no serviço público. Também é nosso trabalho treinar e capacitar essas pessoas para que elas fiquem ainda melhores. Isso qualifica o serviço público”, afirmou.

A titular da Seplag lembrou ainda que o workshop buscou dar ciência sobre os resultados da pesquisa em cada órgão/entidade participante para que, com base nesses dados, sejam elaboradas ações efetivas com foco na melhoria do trabalho prestado aos cidadãos.

O secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança da Seplag, Roziano Linhares, acrescentou que o evento foi pensado com base em objetivos como compreender os processos de tomada de decisão, analisar dados da pesquisa, perceber pontos de melhoria, construir propostas de forma colaborativa e reconhecer a importância da gestão de informações. “Foi um momento para refletirmos sobre os resultados da pesquisa que traçou o perfil das lideranças no Governo do Ceará. Todo esse trabalho tem o objetivo principal de aperfeiçoar o processo de gestão de liderança do Governo do Ceará. Por meio da Sexec-LID, a administração estadual está aprimorando a atração, seleção, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos líderes”, disse.

A abertura do workshop contou ainda com a presença da diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena, que enalteceu a iniciativa da Seplag para melhorar os resultados da administração pública por meio da seleção de profissionais qualificados para atender às funções específicas. “Estamos vendo a escolha das lideranças do serviço público ocorrer de forma mais profissional, qualificada, por meritocracia e processo seletivo. Há algum tempo, pensarmos em um secretário executivo escolhido por meio de um processo seletivo era uma utopia no setor público. Hoje, isso já é uma realidade. Mas é preciso o envolvimento de todos os órgãos/entidades, não apenas da Seplag, para que esse processo legítimo de seleção se torne cada vez mais forte”, observou.

Gestão de Líderes

Lançado oficialmente pelo Governo do Ceará em outubro do ano passado, o Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará é uma iniciativa pioneira para atrair, selecionar, acompanhar o desempenho e desenvolver pessoas para os desafios sociais atuais e futuros como servidores do Estado.

O Programa tem como inovações a utilização de uma metodologia de recrutamento e avaliação baseada em mérito e competências para cargos em comissão de livre nomeação do Estado e a transformação da cultura de gestão de pessoas no setor público por meio de um processo justo e transparente, sendo inspirado em experiências internacionais bem-sucedidas de países como Chile, Peru, Austrália e Reino Unido.