Seplag participa do Troféu Empreender 2024
29 de janeiro de 2025 - 14:31 #Premiação #Prêmio #Reconhecimento
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Grupo O Povo
Prêmio reconhece iniciativas que aliam inovação e empreendedorismo
O titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Cialdini, participou, nessa segunda-feira (27), do Troféu Empreender 2024, promovido pelo Grupo de Comunicação O Povo. A premiação homenageou 14 iniciativas nas categorias Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresa, Pequena Empresa, Tecnologia, Empreendedor do Ano e o Empreendedor Social. A cerimônia foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Cialdini entregou o troféu ao empresário Carlos Aragão, idealizador do Opacast, um podcast voltado para o mundo dos negócios, e o parabenizou pela inovação que o levou à vitória na categoria Microempresa. Emocionado com o reconhecimento, Aragão comentou sobre o significado da premiação. ‘É mais do que uma conquista. É a confirmação de que nosso podcast está cumprindo sua missão de transformar vidas através do conhecimento e da conexão. Esse prêmio representa cada história contada, cada aprendizado compartilhado e, principalmente, cada pessoa que acredita no nosso propósito. Nada disso seria possível sem os ouvintes, convidados e parceiros que caminham ao nosso lado”, afirmou.
O titular da Seplag-CE destacou também a importância do ex-senador José Pimentel no fomento ao empreendedorismo. “Pimentel foi um grande baluarte nessa jornada. O Grupo O Povo e o jornalista Nazareno Albuquerque também tiveram um papel fundamental na divulgação do empreendedorismo. Eu, enquanto servidor da Secretaria da Fazenda, sempre acreditei no potencial dos empreendedores, conciliando com a necessidade fiscal. Sempre apostei nesse projeto.”
O presidente executivo do Grupo O Povo, João Dummar Neto, enfatizou a relevância das micro e pequenas empresas para a economia. “Só conseguimos imaginar o peso disso quando olhamos para o mercado ao lado ou para uma borracharia, um chaveiro ou uma startup que trabalha com tecnologia. Só assim percebemos que a quantidade de situações em que essas micro e pequenas empresas convivem com o nosso dia a dia é muito grande”, ressaltou, lembrando que as micro e pequenas empresas representam 95% de todas as empresas em funcionamento no Brasil.
A escolha dos agraciados foi feita por um júri composto por representantes do Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Centec, Instituto Euvaldo Lodi, Federação das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, Iracema Digital, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza e Sebrae. Os critérios de avaliação incluíram inovação, impacto social e contribuição para o desenvolvimento econômico.
Vencedores de cada categoria
*Empreendedor do Ano: Paulo André Holanda
*Pequena Empresa: Instituto Bojogá, o Engenhoca Parque e a Texugo Moda Praia
*Microempresa: Brewstone Pub, o Opacast e o Mel de Abelha Melka
*Empreendedora Social do ano: Simone Fernandes
*MEI: Bromélia Biju, o Brechó no Kpricho e a Lanasiganna
*Tecnologia: Eduvem, Sia Tecnologias e Aprova Aí