Ceará avança na gestão pública com Ceará Um Só e metodologia GIP

13 de maio de 2026 - 13:40 #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Com papel estratégico na coordenação e articulação entre os diferentes níveis de governo, a governança interfederativa tem se fortalecido no Ceará a partir do programa estadual Ceará Um Só, que combina seminários, caravanas e oficinas para integrar municípios e capacitar servidores e técnicos da gestão pública. Os resultados exitosos da iniciativa, liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), foram apresentados durante o II Congresso Conseplan – Planejamento e Governança Federativa para o Desenvolvimento Nacional, realizado em Brasília, entre 5 e 7 de maio, pelo Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan).

Nesta última matéria da série de três reportagens sobre a participação da Seplag-CE no II Congresso Conseplan, o foco recai sobre a governança interfederativa como eixo estratégico para fortalecer a integração entre Estado e municípios, abordada no artigo “Capacidades institucionais e governança interfederativa: o programa Ceará Um Só”, de autoria do secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Sobreira Cialdini, e da técnica Priscila Falconeri. A matéria também aborda o artigo “A aplicação da metodologia de gestão do investimento público em projetos governamentais: um estudo de caso”, de autoria do secretário Alexandre Cialdini, do servidor Adauto de Oliveira e da técnica Priscila Falconeri.

Conforme o artigo “Capacidades institucionais e governança interfederativa: o programa Ceará Um Só”, a primeira edição da Caravana Ceará Um Só, realizada em 2025, visitou as 14 regiões de planejamento do Ceará, resultando em cerca de 4 mil pessoas qualificadas, 88 acordos de cooperação técnica com a EGPCE e na adesão de municípios a iniciativas como o Ceará Sem Fome e o Programa Papel da Casa, beneficiando cerca de 1.955 famílias com regularização fundiária.

“Outro importante resultado da Caravana Ceará Um Só foi o avanço na transformação digital, com a criação da Plataforma Ceará Um Só e a universalização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O Ceará foi o único estado do Nordeste com 100% dos municípios conveniados à NFS-e. Esses resultados evidenciam o impacto positivo da governança interfederativa na eficiência administrativa, na autonomia fiscal municipal e na qualidade dos serviços públicos, consolidando o Ceará como referência nacional nesse modelo de gestão”, destaca o secretário Alexandre Cialdini.

Gestão do investimento

A Gestão do Investimento Público (GIP) foi outro tema abordado pela Seplag-CE no II Congresso Conseplan. O artigo “A aplicação da metodologia de Gestão do Investimento Público em projetos governamentais: um estudo de caso”, de autoria do secretário Alexandre Cialdini, do servidor Adauto de Oliveira e da técnica Priscila Falconeri, destacou os avanços alcançados no Ceará e as melhorias no processo, especialmente no que se refere à qualificação institucional dos entes envolvidos no planejamento e na elaboração de projetos de investimento.

“O artigo abordou a implementação da GIP pelo Ceará em projetos ligados a recursos hídricos, especificamente em cinco barragens em municípios diversos. O público presente à apresentação do estudo demonstrou interesse e receptividade, realizando questionamentos sobre o assunto. É importante destacar que o Ceará é o estado mais avançado do país em termos de GIP por dispor de todas as ferramentas para sua implementação, como decreto, metodologia, governança, sistema etc.”, afirma Adauto de Oliveira.

“A Gestão do Investimento Público se constitui em um importante instrumento de gestão por garantir as melhores escolhas dos gestores em projetos viáveis, reduzindo riscos e otimizando o uso dos recursos públicos”, acrescenta a técnica Priscila Falconeri.