1ª turma de Especialização em Gestão Pública para Resultados do Brasil recebe certificados no I ConGpR

16 de março de 2020 - 15:14 #

Trinta e seis servidores de cinco órgãos do Governo do Ceará concluíram a primeira Especialização de Gestão Pública para Resultados do Brasil, iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). A solenidade de conclusão do curso aconteceu no final da tarde do dia 12/03, no Centro de Eventos, dentro da programação do I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (ConGpR).

Na ocasião, o superintendente da ESP, Marcelo Alcântara, parabenizou formandos, professores, instrutores e gestores envolvidos na formação da turma. “Vocês estão fazendo história na saúde pública do Ceará”, saudou o dirigente. Marcelo manifestou agradecimento à Seplag pela parceria e destacou a importância da iniciativa. “Hoje a sociedade exige muito mais do sistema de saúde do que há décadas. Temos uma demanda cada vez maior”, enfatizou.

Duas concludentes foram convidadas ao palco. Patrícia Amada recebeu o certificado de conclusão representando os formandos e Marilac Rocha falou em nome da turma. Emocionada, Marilac salientou: “O modelo de gestão para resultados está orientado para construção de uma gestão pública vigorosa tanto na formulação como na implementação, capaz de tornar o estado gerencialmente vigoroso, vivo e atuante”.

A especialização surgiu dos bons resultados alcançados por meio da formação em Gestão Para Resultados, um curso com carga de 240 horas, promovido entre 2016 e 2018 em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE). “A partir dessa experiência exitosa idealizou-se a primeira especialização de Gestão Pública para Resultados do Brasil, desta vez em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, referência em formação de profissionais de área de saúde pública do Ceará”, acrescentou Everton Maciel, orientador da Célula de Gestão para Resultados da Seplag.

Iniciado em 2018, o curso teve carga de 460 horas e foi realizado na ESP durante 18 meses. O conteúdo contemplou os seguintes temas: Políticas Públicas; Planejamento, Orçamento, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão de Processos; Monitoramento e Avaliação; Governança e Metodologia do Trabalho Científico. Os trabalhos de conclusão do curso foram apresentados em 2020. Os concludentes são da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), da Seplag e da ESP.