Semana do Servidor tem yoga, Constelação Sistêmica e feira de produtos orgânicos

23 de outubro de 2019 - 17:23

Yoga, Constelação Sistêmica e feira de produtos orgânicos estão na programação desta quinta-feira, 24, da Semana Estadual do Servidor Público, iniciada na última segunda-feira, 21. As atividades têm início ao meio-dia no Canteiro Central do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba, com uma aula de relaxamento de uma hora de duração que tem a yoga como tema. O facilitador é o mestre Lairton Teles, professor também de tai chi chuan e pakua, além de cirurgião dentista e empresário.

Yoga é um conceito, uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Está relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente. O Budismo é uma religião e filosofia oriental. A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga. OHinduísmo se refere à religião oficial da Índia, além de ser a terceira maior religião do planeta, com aproximadamente 1 bilhão de fiéis, perdendo apenas para o Cristianismo e o Islamismo.

Outra atividade programada para o Canteiro Central do Centro Administrativo do Cambeba é a Feira de Produtos Orgânicos, com a venda de itens diversos produzidos por cooperativas de vários municípios do Estado, das 12h30 às 13 horas.

A última ação da quinta-feira será a Oficina “Constelação Sistêmica”, a ser realizada das 13h às 15, na Sala multiuso da Escola de Gestão Pública (EGPCE). A facilitadora será Vera Lúcia Alves Camelo, auditora fiscal adjunta da Receita Estadual e diretora de Cidadania, Inclusão Social e Cultura da Fundação Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). Vera Lúcia tem formação em Constelação Sistêmica Familiar e formação Internacional em Constelação Estrutural, além de ser psicanalista e hipnóloga.

A oficina tem por objetivo apresentar a terapêutica das Constelações Sistêmicas Familiares como uma ferramenta eficaz e terapia brevíssima de auto conhecimento, resolução de conflitos, cura e transformação de vida.

As inscrições podem ser feitas por meio do representante do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP) / Recursos Humanos de cada órgão. A Escola de Gestão Pública do Ceará emitirá declaração de participação.