Workshop de Constelação Sistêmica reuniu servidores de diversas setoriais

24 de outubro de 2019 - 17:28

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará promoveu nesta quinta-feira (24) o Workshop de Constelação Sistêmica. Realizada em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a atividade faz parte da programação da Semana Estadual do Servidor Público 2019, que celebra o Dia do Servidor Público Estadual (28/10).

Servidores de diversas secretarias e órgãos vinculados participaram do workshop que foi ministrado pela psicanalista, terapeuta de Constelações Sistêmicas Familiares, Organizacional e Constelação Estrutural e servidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Vera Alves. Segundo a instrutora, a  Constelação Sistêmica é uma terapia recente, criada em 1982, que nos ajuda a resolver várias dinâmicas de uma forma breve. Ela traz uma consciência coletiva e apresenta as ordens do amor. “Hoje ela é muito trabalhada dentro das organizações por mostrar diversos ângulos dos problemas”, explicou.

Com bom humor e sensibilidade, Vera Alves conduziu a vivência que teve o objetivo de mostrar a aplicabilidade da Constelação Sistêmica na vida e nas organizações. Vivência que emocionou a assistente social que atua na área de Gestão de Pessoas do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Maria Cleine de Oliveira.

“Eu vim participar por curiosidade. Quando ela (instrutora) fez a Constelação com uma moça da turma, eu me emocionei, porque foi uma vivência que me tocou, porque remete à nossa própria vida, à nossa existência e aos problemas que toda família tem e aos que o trabalho traz. Isso nos mostra que temos uma forma de tratar”, afirmou. 

Aula de Yoga e feira de orgânicos

O quarto dia da programação especial da Semana do Servidor teve ainda aula de Yoga, ministrada pelo mestre Lairton Teles, no canteiro central do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba. No local, também foi realizada uma feira de pordutos orgâncios.

Mais

As atividades da Semana Estadual  do Servidor Público continuam até dia 1º de novembro. A programação completa pode ser conferida em: Programacao da Semana do Servidor Estadual