Setembro Amarelo: Ação na Seplag alerta para a valorização da vida

28 de setembro de 2020 - 22:06 # # #

Ascom Seplag

Os servidores e colaboradores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) foram recepcionados nesta segunda-feira (28) com música e entrega de um marcador de página com uma mensagem e um lacinho de fita em alusão à campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. A ação foi executada de forma conjunta pela Assessoria de Comunicação e pela Coordenadoria Administrativo-Financeira, por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas e do Programa Cuidar da Gente.

“Eu amei a iniciativa. Foi um diferencial no nosso dia. Ações desse tipo são importantes para nos motivar, chamar nossa atenção, para a necessidade de estarmos atentos às pessoas ao nosso redor e exercitarmos a empatia. Às vezes, vemos a pessoa sempre sorrindo, mas não estamos suficientemente atentos para perceber o que está por trás desse rosto sorridente. Então, coisas simples como uma recepção diferente no trabalho e o convite para refletirmos sobre a valorização da vida fazem a diferença no nosso dia e na forma como nos relacionamos com as pessoas. É muito bom ver que a Seplag se preocupa com seus servidores e colaboradores, se preocupa com o lado humano de cada um. Afinal, somos profissionais, mas, antes de tudo, somos humanos e precisamos cuidar uns dos outros”, afirma Paula Feijão, auxiliar técnica do Gabinete da Seplag.

Sobre a campanha

Realizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de reforçar a valorização da vida e prevenir o suicídio, cujos números ainda são elevados. Em todo o Brasil, foram registrados mais de 11,4 mil suicídios em 2018, conforme os dados mais recentes do DataSus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. No Ceará, foram 605 casos em 2018.