Secretaria do Planejamento e Gestão realiza ações em apoio ao Setembro Amarelo
6 de setembro de 2024 - 13:34 #Saúde Mental #Setembro Amarelo #ValorizaçãoDaVida
Raquel Mourão - Texto
Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (CGDep), preparou uma programação especial para promover a conscientização sobre a saúde mental. Durante o mês, serão realizadas palestra e ações de saúde.
A titular da CGdep, Mara Teixeira, ressalta a importância de a Seplag-CE adotar políticas voltadas à promoção da saúde mental de seus colaboradores. “Sabemos que a qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada ao bem-estar emocional, e, por isso, estamos comprometidos em proporcionar um ambiente acolhedor e saudável. Um local de trabalho mais seguro impacta positivamente a produtividade e o clima organizacional, diminuindo afastamentos e aumentando a motivação da equipe.”
Na próxima segunda-feira (9/9), às 8h30, será promovida a palestra “Se precisar, peça ajuda”, em parceria com a Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag). Já no dia 23/9, o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferecerá serviços de saúde, como testes de glicemia, massagem terapêutica, auriculoterapia e checagem de pressão arterial. As duas agendas ocorrerão no auditório da Seplag.
Como obter ajuda
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma rede de atendimento gratuito para a população. Quem precisar de ajuda pode buscar, no município onde mora, orientações e acolhimento nos postos de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço gratuito de apoio emocional. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, que funciona 24 horas. Também é possível entrar em contato com o CVV por email ou chat, acessando o site da instituição (www.cvv.org.br).
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é a campanha mundial de incentivo à valorização da vida. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do CVV. Neste ano, o lema é: “Se precisar, peça ajuda!”.
Confira a programação completa: