EGPCE lança Formação em Gestão Financeira para prefeituras

22 de outubro de 2021 - 17:42 # #

Ascom Seplag

Proporcionar oportunidade de capacitação aos servidores da área administrativo-financeira das prefeituras do Ceará é o objetivo da Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal, lançada na tarde desta sexta-feira (22), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O evento também foi transmitido pelo canal da Seplag no YouTube.

É uma inciativa da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Seplag, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O lançamento fez parte da programação do segundo dia da Semana Estadual do Servidor Público 2021, promovida pela Seplag, com apoio da EGPCE, que se estenderá até o próximo dia 28.

Ao falar durante o evento, o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, disse ser o curso extremamente necessário para os municípios cearenses. Lembrou que o secretário titular da Seplag, Mauro Benevides Filho, foi um grande incentivador na elaboração dessa formação. “Ele trata as finanças públicas de forma rigorosa e profissional, o que levou o Ceará a ser destaque nacional pelo processo de ajuste fiscal implementado”, enfatizou Sarquis, destacando também o comprometimento do governador Camilo Santana com o fortalecimento das políticas públicas em todo o Ceará.

Para a diretora da EGPCE, Priscilla Dias, “esse momento representa o início de um novo ciclo da instituição, voltado para trabalhar a estratégia e a inovação”. A proposta de realizar a turma-piloto da Formação em Gestão Financeira nasceu de um levantamento feito junto às prefeituras no sentido de oferecer qualificação e aperfeiçoamento dos servidores municipais.

Distribuição de mudas

O segundo dia da Semana do Servidor também teve ações que animaram o horário do almoço dos profissionais que atuam no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba). Houve música ao vivo, distribuição de mudas de árvores frutíferas e medicinais e entrega de ecobags. A ação ocorreu no canteiro central do Centro Administrativo e reuniu servidores e colaboradores de diferentes secretarias e órgãos.

A iniciativa foi elogiada pelos servidores e colaboradores. “Gostei bastante dessa iniciativa de música ao vivo e doação de mudas. Tornou o horário do almoço mais descontraído”, destacou a auxiliar administrativa da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Anamelia Lima. “Parabenizo a Seplag pela iniciativa. A distribuição de mudas ajuda a despertar no servidor o sentido de preservação da natureza, o sentido ecológico que tem que ser muito lembrado”, afirmou a servidora da Seplag Mary Bastos.

As ecobags distribuídas continham folhetos explicativos com orientações sobre hipertensão e diabetes, um preservativo feminino, três preservativos masculinos, bolsinha de lixo para marcha de carro, caneta com logo do Estado, chaveirinho personalizado com Soldadinho-do-Araripe e com logo do Governo e Pipoca.

Esporte

O segundo dia da Semana do Servidor 2021 contou ainda coma  realização da 2ª edição do Torneio de Futebol Society dos Servidores, realizado na Areninha do Castelão. Ao todo, 15 equipes se inscreveram, sendo 12 masculinas e três femininas.