Palestra reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

27 de outubro de 2021 - 17:19 # #

Luiz Pedro Bezerra Neto - Ascom Seplag

No mês da campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama, o tema esteve na programação da Semana do Servidor 2021 com a palestra virtual sobre “Autocuidado, Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”, realizada na manhã dessa terça-feira (26) e transmitida pelo canal da Seplag no YouTube.

A palestrante foi a gerente de Saúde Corporativa do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Lidiane Gomes Mendes de Paula, que reforçou a importância do diagnóstico precoce. “Tempo é a palavra-chave. Se for identificado logo no início, o potencial de cura é bem maior. É preciso colocar a saúde como prioridade, pois a prevenção salva. Então procure seu ginecologista”, recomendou Lidiane Gomes.

O câncer de mama, segundo ela, é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. “O nosso país tem grande incidência da doença, mas apresenta baixo índice de mortalidade”. O primeiro passo é o autoexame de mama e, a partir dele, “se encontrar algo que não deve estar ali, é necessário visitar o ginecologista para um diagnóstico clínico, com a realização de exames como mamografia, ultrassom mamária ou ressonância. Há também a mamografia digital que pode identificar até lesões menores pela qualidade da imagem”. Os sintomas, conforme acrescentou, são geralmente caroço, secreção, pele enrugada, podendo ficar avermelhada e apresentar coceira.

Lidiane Gomes frisou que 30% dos casos poderiam ser evitados com pequenas mudanças como a adoção de uma dieta saudável, atividade física regular e evitar consumo de bebida alcoólica e hormônios sintéticos. Advertiu que a obesidade e o sobrepeso podem contribuir para complicações, principalmente em pacientes na menopausa e pós-menopausa.

Informou que o diagnóstico precoce pode identificar dois tipos de tumores: benigno (não canceroso) e maligno. Salientou que o câncer de mama não tem causa única, “o próprio envelhecimento já contribui com as alterações biológicas”. Reforçou a realização do exame de mamografia já a partir dos 40 anos, “principalmente quando há histórico familiar de casos de câncer de mama”. Nesses casos disse ser importante fazer um estudo genético para ver a possibilidade de casos.

Tratamento da doença

Quando identificado o câncer de mama é fundamental saber o tipo de tumor e o estado de saúde da paciente. São fatores fundamentais para a evolução do tratamento e apresentar cura bem mais rápida. Lidiane informou que durante o tratamento é importante o apoio psicológico e de assistência social. “Mesmo após concluído e liberado pelo oncologista, ainda há necessidade de acompanhamento por algum tempo”, advertiu a palestrante.

Alerta aos homens

Mas não são apenas as mulheres que devem adotar os cuidados necessários para evitar ou tratar o câncer de mama. Conforme informou Lidiane Gomes, a incidência de casos nos homens é real, embora com percentual muito baixo. “As medidas de prevenção são as mesmas. Quando o homem identificar algum sinal que possa representar risco de câncer de mama, o caminho é procurar acompanhamento médico”, recomendou a palestrante.

A coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag, Silvana Dourado, atuou como mediadora da palestra, transmita pelo canal da Seplag no YouTube.

Promovida anualmente pelo Governo do Ceará, por meio da Seplag, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a Semana do Servidor 2021 foi iniciada no último dia 21 com uma programação diversificada que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 29.