EGPCE oferta palestra sobre Linguagem Simples em parceria com o Íris

28 de abril de 2022 - 14:12 # # # # # #

Ascom EGP

Nessa quarta-feira (27), a coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, ministrou na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a palestra “Linguagem Simples para Democratizar as Informações”. O projeto Linguagem Simples é uma iniciativa do Laboratório de Inovação e Dados (Íris), do Governo do Estado do Ceará.

O laboratório é um equipamento que se une às secretarias para estimular e fomentar a cultura de inovação. O Íris é um novo jeito de enxergar a realidade, de inovar, criar e experimentar novas formas de encontrar respostas. É o poder de identificar novas tendências e observar novas demandas e contextos para desenvolver os melhores serviços e políticas públicas, tudo isso dentro de um cenário em que o ser humano está no centro.

Na apresentação, a palestrante falou do tripé que norteia a Linguagem Simples: inovar, transformar e inspirar. O primeiro passo relatado para aplicar a inovação é identificar o desafio. Segundo a convidada, na Administração Pública, o desafio é a complexidade da linguagem governamental, que é técnica e jurídica, mas que é estranha ao público externo. Desta forma, toda a comunicação que sai do governo para o cidadão deve ser escrita para facilitar o entendimento de quem recebe.

Ainda de acordo com a palestrante, Isabel Ferreira, para entender o segundo verbo “transformar” é necessário compreender o que é a Linguagem Simples. “Ela é uma técnica de comunicação e também um movimento social, que une texto e design e que propicia a aproximação das instituições públicas de todas as pessoas”, disse. Se a troca de informação é satisfatória, agiliza os processos trazendo mais transparência e economia. O verbo “inspirar” traz os textos e peças reformulados de acordo com a Linguagem Simples, entregando para o público uma comunicação assertiva.

O evento contou com a participação dos servidores da EGPCE e convidados, entre eles: Simão Pedro, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Jeane Peixoto, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Adryana Trummer, da Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde).