Oficina discute temas transversais para o orçamento sensível à raça e ao gênero

30 de maio de 2023 - 14:32 # # # # # #

Ascom Seplag

Primeiro estado brasileiro a trabalhar o orçamento sensível à raça e ao gênero, o Ceará tem aprofundado as discussões para definir questões como os indicadores e os resultados a serem alcançados. Como parte do trabalho, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados, realizou, na tarde desta segunda-feira (29), em seu auditório, uma oficina sobre o tema reunindo as novas secretarias do Governo do Ceará – como Direitos Humanos, Igualdade Racial e Povos Indígenas – e a Fundação Tide Setúbal, que está contribuindo com o Estado para a elaboração de uma metodologia para este público.

O evento foi aberto pela secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa Lima Peixoto, e pela coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados, Lara Costa. “Agradeço a participação dos representantes das secretarias estaduais e também à parceria da Fundação Tide Setúbal, que muito tem contribuído com o Governo do Ceará para a realização de uma iniciativa tão inovadora como é o orçamento sensível à raça e ao gênero. Em breve, teremos um momento com o governador Elmano de Freitas para o lançamento do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Ceará, cujo processo de elaboração está sendo conduzido pela Seplag. O governador também anunciou que estará presente nos 14 encontros regionais do PPA que serão realizados nos próximos meses, tratando sobre questões como a otimização do planejamento dos temas transversais de raça e gênero”, destacou a secretária executiva.

A condução da oficina foi realizada pela articuladora institucional e de Políticas Públicas da Fundação Tide Setúbal, Marília Assis; pela cientista política e integrante da coordenação da Rede Orçamento Mulher, Beatriz Sanchez; pela consultora de Orçamento do Senado e integrante da Rede Orçamento Mulher, Rita Santos; e pelo consultor de Planejamento e Gestão Estratégica e apoiador da Rede Orçamento Mulher, Luís Tostes.

Durante o encontro, os participantes discutiram sobre o conceito de interseccionalidade, transversalidade das políticas públicas, construção de indicadores sensíveis aos temas transversais para o PPA e os resultados esperados.