Seplag-CE treina agentes da Sema sobre a Carta de Serviços e a integração com o Suite

17 de janeiro de 2025 - 15:51

TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag-CE

Atendendo a uma solicitação da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) do Governo do Ceará, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, na manhã desta sexta-feira (17), um treinamento sobre a atualização da Carta de Serviços ao Cidadão e a integração dos serviços públicos com o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite).

O evento, realizado na sede da Sema e destinado a coordenadores e técnicos da Pasta, foi conduzido pela analista de gestão da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag-CE, Camila Martins, e pela programadora da Coget, Rebeca Reis. A equipe da Seplag-CE foi recepcionada pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal.

Sempre com foco na melhoria dos serviços prestados ao cidadão, o treinamento abordou o passo a passo do processo de atualização da Carta de Serviços, onde estão listados, de forma clara e objetiva, os serviços da Sema para a sociedade, a exemplo do agendamento de espaços e de visitação a áreas ecológicas do Ceará.

A atualização da Carta de Serviços ao Cidadão é um trabalho coordenado pela Seplag-CE e realizado em todos os órgãos/entidades do Governo do Ceará. Para garantir a clareza das informações e a boa experiência dos cidadãos na hora de acessarem os serviços públicos, a atualização leva em consideração três dimensões: Qualidade da descrição dos serviços, Esforço de atualização dos serviços e Completude da descrição dos serviços.

“Nossa grande preocupação é que todos os serviços estejam descritos para o cidadão, de forma que qualquer pessoa compreenda facilmente o tipo de serviço e as formas de acessá-lo. Assim, o trabalho de atualização da Carta de Serviços tem o envolvimento direto das áreas de negócios e das assessorias de comunicação dos órgãos/entidades do Governo do Ceará”, reforçou Camila Martins.

Suite

Durante o treinamento, a equipe da Seplag também apresentou, de forma prática, como a Sema pode realizar a integração dos seus serviços digitais com o Suite, melhorando a gestão de dados por parte da administração pública e proporcionando mais comodidade, agilidade e transparência para os cidadãos.

Com essa possibilidade, o cidadão tem a opção de abrir e acompanhar processos/solicitação no portal Ceará Digital, utilizando o Acesso Cidadão, enquanto a administração pública recebe as demandas via Suite, facilitando a gestão das informações e melhorando o retorno para a sociedade.