PLANEJAMENTO  >  GESTÃO PARA RESULTADOS

IntegraGPR

 

O projeto de Integração para Resultados (IntegraGpR) busca promover a integração entre a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE) e outros órgãos e entidades públicas locais e nacionais, além da sociedade civil, em especial estudantes e pesquisadores. na perspectiva de ampliar o debate e disseminar às novas práticas, metodologias, abordagens, tecnologias, bem como, a melhoria dos processos em curso associadas ao modelo de Gestão para Resultados (GpR), com foco nos Acordos de Resultados.

 

A concepção original do projeto de fortalecimento do modelo de GpR, ainda quando da sua elaboração em parceria com a consultoria Macroplan, previu, durante o segundo estágio de implementação (2019-2022), a sua difusão para outros órgãos e entidades governamentais, inclusive de outros poderes. Nesse contexto, o Integra GpR se insere nos esforços de disseminação e sensibilização de agentes públicos, de modo a promover na gestão pública, a cultura gerencial orientada para os resultados.

 

Deste modo, para além do Executivo estadual, a disseminação da GpR entre órgãos de outros Poderes e entre as Prefeituras dos Municípios cearenses amplia e facilita o diálogo entre o Governo, os gestores e os planejadores públicos. Outra abordagem do projeto é a integração com estudantes, pesquisadores, agentes públicos e profissionais de organizações da sociedade civil, propondo a implementação de um processo educativo para o fortalecimento da perspectiva da gestão pública orientada para resultados. Por sua vez, uma maior integração fortalece a perspectiva de que o objetivo compartilhado da administração pública é o alcance dos resultados das políticas públicas, trazendo, consequentemente, a melhoria de vida da população cearense.

 

Soma-se a esse esforço interno de integração, uma ampla iniciativa de aproximação e trocas de experiências com órgãos do planejamento e gestão de outros estados, contemplando as gestões estaduais, municipais e de outros poderes. Por fim, a participação de profissionais da Seplag em eventos técnico-científicos e visitas técnicas, proporciona um outro canal externo de integração e troca de experiências com agentes públicos, despertando também o interesse pelas práticas de gestão do Estado do Ceará. Iniciativas dessa natureza vem, portanto, alinhadas ao desafio de superar os limites impostos à agenda pública para o alcance dos resultados das políticas públicas e potencializar o seu desenvolvimento no Ceará e além.

 

O IntegraGpR é constituído por 2 Núcleos:

I – Núcleo de Integração:

 

Objetivo:
Aprofundar a disseminação da cultura da gestão para resultados nos órgãos do poder executivo estadual e promover o intercâmbio qualificado para troca de conhecimento e experiências entre órgãos públicos de outros estados e outros poderes, academia, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, avançando na sua consolidação enquanto diretriz norteadora da gestão do estado do Ceará.

 

Atividades:
Apresentação de experiências em eventos técnico-científicos e em visitas técnicas e encontros com órgãos e entidades governamentais e da sociedade civil.

 

Entregas:

 

2021

Encontro com o Instituto de Planejamento de Fortaleza e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Fortaleza.
Visita Técnica da Secretaria do Planejamento da Bahia.
Encontro com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco.
Encontro com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Mato Grosso.
Encontro com a Secretaria da Fazenda do Paraná.
Encontro com a Secretaria de Finanças e Planejamento e Escola de Gestão da Prefeitura do Crato.

 

2020

Apresentação de Experiências na Semana de Inovação, evento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
Apresentação de Experiência na Sustainable Governance Summit: Achieving Climate Security through Inclusive Institutions, evento da ONG Peace Rising.
Apresentação de Experiências no VII Encontro Brasileiro de Administração Pública.
Visita Técnica da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Estado Geral do Governo de Sergipe.
Visita Técnica da Secretaria do Planejamento e Administração do Pará.
Visita Técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco.

 

2019

Apresentação de Experiências no Diálogos Bahia – Construção de Padrões em Monitoramento e Avaliação, em Salvador – BA.
Apresentação de Experiências no III Congresso Internacional de Desempenho no Setor Público, em Florianópolis – SC.
Apresentação de Experiências XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão, no Rio de Janeiro – RJ.

 

II – Núcleo de Parcerias:

 

Objetivo:
Disseminar a cultura da gestão para resultados entre os entes públicos do estado do Ceará a fim otimizar seus processos de gestão e aumentar a sinergia na aplicação das políticas públicas, potencializando o alcance dos seus objetivos.
Atividades:
Assessoramento e capacitação para órgãos públicos municipais para a implementação do Modelo de GpR.
Entregas:

 

2021
Parceria com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (Sepog) para implementação do Modelo de GpR na Prefeitura de Fortaleza.